“Ipanema”/EMB-201 se acidenta em Espigão D’Oeste/RO, matando o piloto, em 22.04.22


Fonte: g1 – 07/04/2022
Um avião agrícola caiu em uma área de mata em Espigão D’Oeste (RO), a cerca de 240 MN a SE de Porto Velho e 70 MN a SE de Ji-Paraná e 90 MN a NW de Vilhena, com vizinhança de Cacoal (em altitude de 796 pés) e Pimenta Bueno (em altitude de 682 pés), na última quarta (06).

Na queda, o piloto, identificado como Dimas Jacó Rech, de 33 anos, morreu.

Testemunhas contaram à Polícia Militar (PM) que o piloto decolou para pulverizar veneno numa pastagem, por volta de 11:00LT, e não retornou da missão. Passado o prazo esperado para o retorno, homens que trabalhavam com o piloto passaram a fazer buscas pela região a sua procura. Com a ajuda de drone, conseguiram localizar a área em que o avião havia caído e encontraram o piloto do lado de fora da aeronave, já sem vida.
O local foi preservado até a chegada da polícia. Um boletim de ocorrência foi registrado como acidente de trabalho com vítima fatal.

Atualização: o CENIPA listou o acidente no painel SIPAER, do tipo “não determinado”, que ocorreu no dia 06/04, às 15:00Z (11:00LT).

Segunda súmula factual inicial, o avião EMBRAER/Neiva EMB-201 “Ipanema” de matrícula PT-GFI decolou de uma área de pouso eventual com o objetivo de lançar defensivo agrícola numa área de pasto de uma fazenda próxima, com tripulante a bordo. A aeronave não retornou para pouso e foi encontrada acidentada numa área de mata. O avião teve danos substanciais e o tripulante faleceu.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi retido para análise e perícia.

O avião (pouso convencional/motor convencional) era o EMBRAER/Neiva EMB-201 “Ipanema” de matrícula PT-GFI, registro de produção sn 200093, fabricação 1974.  De propriedade de Pessoa Física, é operado, via comodato, pela Aero Agrícola Céu Azul, estando registrado na categoria de transporte privado, com último registro de compra/transferência em julho de 2021. O avião é aprovado para operação sem passageiro, com MTOW de 1.800 kg, e operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) tem data de emissão em novembro de 2021, enquanto Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até setembro.