Mitsubishi MU-2B tem falha (esvaziamento) de pneu em pouso no Aeroporto de Uberlândia/MG, forçando fechamento da pista por duas horas, em 23.04.22


Fonte: g1 – 18/04/2022
A pista do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato (SBUL), em Uberlândia, precisou ser fechada para operações (pouso e decolagem) na tarde desta segunda (18), por um período de duas horas.

Segundo a operadora aeroportuária (INFRAERO), um dos pneus do bimotor turboélice Mitsubishi MU-2B (de matrícula PT-WNS) estourou no pouso por volta de 16:32LT (19:32Z), o avião ficando parado na pista (principal).

Uma equipe de mecânicos foi acionada para a troca do pneu. A liberação ocorreu às 18:40LT.

Alguns vôos comerciais com operação no aeroporto atrasaram.

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “estouro de pneu”, registrado no horário de 16:50Z (13:50LT) do dia 18/04.

Segundo súmula factual inicial, o avião decolou do Aeroporto Internacional Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia/GO, com destino ao Aeroporto Ten. Cel. Aviador César Bombonato (SBUL), em Uberlândia/MG, a fim de realizar vôo privado, com seis ocupantes sendo quatro passageiros e dois tripulantes. Após o pouso, às 16:50Z (13:50LT), ocorreu o esvaziamento do pneu do trem de pouso direito da aeronave. O avião não teve danos e os todos os ocupantes saíram ilesos.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.

O avião turboélice Mitsubishi MU-2B-60 de matrícula PT-WNS (registro de produção sn 1501SA, fabricação 1980) pertence e é operado pela Aerovida Táxi-Aéreo Ltda. (empresa com sede em Goiânia), O avião é registrado na categoria do transporte de serviço público não-regular/Táxi-aéreo (TPX/RBAC 135), com último registro de compra/transferência em julho de 2019. O avião é aprovado para capacidade de até nove passageiros e MTOW de 5.250 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até fevereiro de 2023.

O Aeroporto Ten. Cel. Aviador César Bombonato (SBUL), em Uberlândia/MG, dista 147 MN a SE (rota DCT) do Aeroporto Internacional Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia/GO. A viagem pode ser feita pela aerovia inferior (de duplo sentido) Z48 (entre os auxílios VOR Goiânia/GYN e Uberlândia/ULD), com distância de 148 MN, ou alternativamente pela aerovia Z82 (de único sentido), até um fixo intermediário – “PAGAB”, a 54 MN na radial 336 do VOR “ULD”, perfazendo distância de 153 MN.

No setor NE do centro, o Aeroporto de Uberlância/Ten. Cel. Av. César Bombonato (SBUL), está em altitude de 3.094 pés, com pista (04/22) asfaltada de 45 x 2.100 m., para operações VFR e IFR, diurna e noturna. O aeroporto funciona, diariamente, com serviço ATC (com Torre) no expediente de 09:00-02:59Z (06:00-23:59LT), e com serviços de informação de tráfego aéreo (com AFIS) de 03:00-08:59Z (00:00-05:59LT).

Conforme METAR, o tempo no aeroporto de Uberlândia (SBUL) era bom, em condição VMC, com vento fraco de oeste, visibilidade de 10 km ou superior, cé esparso com base de nuvens a 3.000 pés, temperatura do ar de 27ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.018 hPa.

METAR SBUL 181600Z 03006KT 9999 SCT030 26/13 Q1019=
METAR SBUL 181700Z 27007KT 9999 SCT030 27/14 Q1018=
METAR SBUL 181800Z 02005KT 9999 SCT030 28/12 Q1018=

No último dia 26 (de março), 13:57Z (10:57LT), o Cessna C152 de matrícula PR-YSM (registro de produção sn 15281604, ano de fabricação 1978), operado pela Escola de Aviação Civil PLA (de Anápolis), durante a realização de um toque e arremetida no aeroporto (SBUL), o pneu do trem de pouso dianteiro esvaziou e a aeronave parou dentro nos limites da pista. Não houve danos no avião. Conforme boletins METAR, o tempo no aeroporto de Uberlândia (SBUL) era bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu esparso com base a 3.000 pés, com vento nordeste fraco, com direção predominante de 040º e incidência variando 120º entre as direções 340º e 100º, temperatura do ar de 28ºC e pressão (QNH) de 1.017 hPa. O C152 decolara do Aeroporto de Caldas Novas (SBCN), em GO, com destino do aeródromo Anápolis (SWNS), em GO, a cerca de 85 MN a NW, para vôo de instrução, com 01 piloto-aluno e um instrutor. A ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de estouro de pneu.