Cirrus SR-22 tem acidente em pista não-registrada em Piçarra/PA em pouso de emergência após falha de motor em vôo, em 07.05.22


No dia 17 (de abril), o monomotor Cirrus SR-22 de matrícula PR-AUG decolou do aeródromo público de Araguaína (SWGN), no TO, com destino do aeródromo “Fazenda Novo Horizonte” (SSUI), em Santa Fé do Araguaia, também no Estado do TO (a 32 MN a oeste-noroeste), por volta das 15:45Z (12:45LT), em um vôo de traslado, apenas com piloto a bordo.

Com cerca de 15 min de vôo, em cruzeiro, o avião apresentou suspeita de funcionamento anormal do motor e às 16:00Z (13:00LT) foi realizado um pouso em emergência numa pista não registrada no município de Piçarra, no PA; na corrida após o pouso, o piloto perdeu controle e o avião saiu da pista. O avião teve danos substanciais, o piloto escapou ileso.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo “falha de motor em vôo”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi retido para análise.

O centro urbano do município de Piçarra (PA) dista 61 MN a noroeste de Piçarra, no PA, e 40 MN a NW-N da pista “Fazenda Novo Horizonte” (SSUI), em Santa Fé do Araguaia.

O avião é propriedade e operado por uma Pessoa Jurídica (empresa de logística), registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em julho de 2021. O avião tem registro de produção sn 2386 e ano de fabricação 2007. É aprovado para até três passageiros (e um piloto), MTOW de 1.542 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2021, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março (de 2023).