Piper Pawnee cai em mata na zona rural de Brasilândia de Minas/MG matando piloto, em 27.05.21


Fontes: Correio Braziliense, g1, Itatiaia.com e jpagora.com – 17/05/2022
O avião agrícola Laviasa PA-25-235 (Piper Pawnee) de matrícula PR-CTD (registro de produção sn 25-3896, fabricação 1966), da Elo Forte Aviação Agrícola, acidentou-se durante missão de pulverização na manhã desta terça (17), por volta de 07:30LT (10:30Z), colidindo com terreno de mata fechada na zona rural de Brasilândia de Minas, a aproximadamente 20 km da área urbana do município, no noroeste do Estado de MG.

A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros.

O avião foi destruído pelo impacto e o piloto faleceu no local.

A aeronave só foi localizada no início da tarde, após os militares utilizarem um drone e receberem ajuda dos funcionários da fazenda. Os bombeiros tiveram dificuldades para chegar ao local, de difícil acesso.

Segundo o tenente Wellinton Tolentino, o piloto da aeronave ficou preso nos destroços e teve a morte confirmada pelo médico que acompanhou a equipe de resgate. Ainda conforme informações dos bombeiros, funcionários de uma fazenda acionaram os militares, para atender o acidente.

“Encontramos o avião destruído, com a vítima presa às ferragens, sendo o óbito confirmado pelo médico que nos acompanhou. Aguardamos a perícia da Polícia Civil e a Aeronáutica para retirarmos o piloto da aeronave”, disse Tolentino.
Segundo o Boletim de Ocorrência, testemunhas informaram que o acidente ocorreu em uma fazenda nas proximidades da MG-408. A aeronave era utilizada para aplicar defensivos agrícolas em lavouras. No momento do vôo, e acidente, apenas o piloto estava no avião.

“O acidente ocorreu em local de difícil acesso, exigindo uma caminhada de 15 minutos em terreno pantanoso”, afirmou a corporação. “O uso de drones foi necessário para auxiliar na localização da aeronave”, finalizou.

Em relato à corporação, testemunhas disseram que a aeronave decolou para pulverizar uma lavoura e, após alguns minutos, uma das asas se soltou, fazendo com que a aeronave perdesse altitude e caísse em uma área de preservação ambiental, em ponto de difícil acesso.

As primeiras informações constam que o piloto seria natural de Coromandel e tinha cerca de 30 anos.

Para o g1, o SERIPA-III confirmou o acionamento para realização de ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave em Brasilândia de Minas.

Atualização: o piloto foi identificado como Franques Silveira Vargas. O piloto prestava serviço de pulverização de uma fazenda localizada a cerca de 1 km de distância do local da queda.

O avião de prefixo PR-CTD desapareceu nas primeiras horas da manhã desta terça. As equipes de busca conseguiram localizar a aeronave e o corpo do piloto por volta das 13 horas depois de muito trabalho. O local da queda é de mata fechada, muito densa e terreno pantanoso, o que dificultou ainda mais a localização e o acesso.

Equipes do Corpo de Bombeiros utilizaram um drone para localizar o avião e o piloto.

Informações preliminares apontam que minutos após o avião decolar uma de suas asas caiu, momento em que perdeu altitude e caindo em uma área de preservação ambiental.


Informações aeronáuticas
:
O avião é o aparelho (monomotor) Laviasa PA-25-235 (Piper “Pawnee”) de matrícula PR-CTD (registro de produção sn 25-3896, fabricação 1966) é propriedade e operado pela Elo Forte Aviação Agrícola (empresa sediada em Paracatu/MG), estando registrado na categoria do transporte de Serviço público Aéreo Especializado (SAE)/Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em janeiro (deste ano). O avião era aprovado para operação sem passageiro, com MTOW de 1.315 kg, para operação com etanol e vôo em regra VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho de 2016, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até maio de 2023.

A Laviasa é uma fabricante aeronáutica argentina que produziu em série, sob licença da fabricante americana Piper, o modelo PA-25-235 “Pawnee”.

Na jurisdição do CINDACTA-I (FIR Brasília – SBBS), o município Brasilândia de Minas dista cerca de 210 MN a noroeste de Belo Horizonte, e 125 MN a oeste de Montes Claros e 52 MN a nordeste-leste de Paracatu (SNZR). Localmente, está entre as serras do Boqueirão e da Maravilha.

Conforme cadastro aeroportuário, do município estão inscritos os aeródromos privados:
[1] Fazenda “Gleba da Barra” (SDCK) – em elevação de 1.667 pés, com pista (08/26) de 30 x 1.300 m., de terra, com piso com resistência para aeronaves com até 4.000 kg, distando 8 MN a oeste do centro urbano de Brasilândia de Minas
[2] Fazenda Futura (SJDF) – em elevação de 1.644 pés, com pista (13/31) de 23 x 1.200 m., de terra, com piso com resistência para aeronaves com até 5.400 kg, distando 11 MN a noroeste do centro urbano de Brasilândia de Minas
[3] Fazenda Valiosa (SISN) – em elevação de 1.716 pés, com pista (16/34) de 18 x 1.100 m., de terra, com piso com resistência para aeronaves com peso de até 5.700 kg, distando 9 MN a sudeste do centro urbano de Brasilândia de Minas

A Elo Forte Aviação Agrícola opera uma frota de cinco aparelhos – dos modelos Air Tractor AT-502B (matrícula PP-ELF), EMBRAER/NEIVA EMB-201/201A “Ipanema” (matrículas PT-GND e PT-GZL) e Piper PA-36-300 Pawnee Brave (matrículas PR-ABU e PR-AGB). Na especificação operativa da Elo não consta o modelo PA-25-235 “Pawnee”.

Atualização: o acidente está listado no painel SIPAER, de CENIPA, como evento de perda de controle em vôo (LoC-I), registrado no horário de 10:00Z (07:00LT).

Conforme a súmula factual inicial, o avião decolou da Fazenda Valiosa (SISN), em Brasilândia de Minas/MG, para vôo local de aplicação de defensivo agrícola, com piloto a bordo. Após uma das decolagens, houve perda de controle da aeronave e consequente colisão com árvores situadas nas proximidades da pista. O avião teve danos substanciais e o piloto faleceu.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi retido do operador para exames posteriores. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento.