Piper Cheyenne (PAY1) tem incidente de pneu furado em pouso no “Eduardo Gomes”, em Manaus/AM, e pista precisa ser fechada até remoção do avião, em 30.07.22
Fonte: g1 – 25/07/2022
A pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus/AM, foi “fechada” para operações na noite de domingo (24). A Manaus Airport, operadora do aeroporto, integrante da Vinci Airports Brasil, informou que o “fechamento” ocorreu após “um incidente envolvendo uma aeronave”, de estouro de pneu do avião.
O terminal voltou a operar pousos e decolagens ainda na noite de domingo.
De acordo com operadora aeroportuária, a pista de pouso foi “fechada às 19:30 de domingo (24), depois do incidente com a aeronave. O problema causou impactos na operação de pouso e decolagem. Por causa da interdição da pista, sete vôos foram atrasados e outros dois foram cancelados.
“Destaca-se que todas as medidas necessárias para a reabertura da pista foram adotadas” e as operações foram normalizadas, informou a Manaus Airport.
Atualização: a ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente do tipo “estouro de pneu”, no dia 24.
Conforme a súmula factual inicial, o bimotor turboélice Piper PA-31T Cheyenne (PAY1) de matrícula PS-VIC (registro de produção sn 31T-8104040, fabricação 1981), decolou do Aeroporto de Alta Floresta (SBAT), neste município do MT, com destino do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus/AM, para realizar vôo privado. A bordo estava apenas um piloto. Às 23:30Z (19:30LT), durante a corrida após pouso, foi constatado que o pneu do trem de pouso principal direito estava furado, e o avião foi parado na pista. O avião não teve danos.
No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados.
O Piper PA-31T Cheyenne (PAY1) de matrícula PS-VIC (registro de produção sn 31T-8104040, fabricação 1981) está registrado na categoria do transporte privado (TPP), tendo proprietária e operadora a empresa Vitória Trading Ltda., com último registro de compra/transferência em junho de 2021. O avião á aprovado para seis passageiros e MTOW de 3.946 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até junho de 2023.
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus/AM, dista 473 MN a noroeste do do Aeroporto de Alta Floresta (SBAT), no MT. Para viagem SBAT-SBEG, uma rota pode ser via aerovia inferior Z86 (com FL mín. 160), nos segmentos pelos auxílios (VOR) Alta Alta (ATF) e Jacareacanga (JAC), no aeroporto local (SBEK), no PA, de 238,5 MN, e de Jacareacanga (JAC) e Manaus (MNS), de 234,9 MN, com distância total de 473 MN, ou aerovia superior UM417 (FL mín. 260), cruzando com Jacareacanga (SBEK) no través, mas quase na vertical, com extensão total de 476 MN.
Em elevação de 264 pés, o “Eduardo Gomes” (SBEG) tem pista 11/29 de 45 x 2.700 m., de asfalto.
Por boletins METAR, o tempo no “Eduardo Gomes” (SBEG) era muito bom, em condição VMC, e em melhora, com visibilidade de 10 km ou superior e céu com poucas nuvens com base a 2.500 pés, temperatura (em redução) de 29ºC e pressão atmosférica (em elevação) de 1.009 hPa; o vento era de leste fraco. O METAR seguinte ao vigente no horário do pouso já reportou condição CAVOK, pela melhora na condição de nebulosidade (após encerramento de atividade convectiva, da dissipação de nuvens TCU), temperatura (em redução) chegando a 27ºC e pressão atmosférica de 1.019 hPa.
METAR SBEG 242100Z 07009KT 9999 FEW025 FEW030TCU 33/21 Q1008=
METAR SBEG 242200Z 08006KT 9999 FEW025 31/22 Q1009=
METAR SBEG 242300Z 09004KT 9999 FEW025 29/22 Q1009=
METAR SBEG 250000Z 00000KT CAVOK 27/23 Q1010=
METAR SBEG 250100Z 00000KT CAVOK 26/23 Q1011=
METAR SBEG 250200Z 00000KT CAVOK 25/23 Q1012=