Tripulação aborta corrida de decolagem de Cessna Citation Jet C525 após dano em um motor por FOD na pista de Redenção/PA, em 09.08.22


No dia 24 de julho (domingo), o jato Cessna Citation Jet (CJ) C525 de matrícula PT-MSP (registro de produção sn 525-0259, ano de fabricação 1998) decolaria do Aeródromo de Redenção (SNDC), neste município do sul do PA, com destino do Aeroporto Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia, em GO, por volta das 15:25Z (12:25LT), para vôo privado, com seis ocupantes, sendo quatro passageiros e dois pilotos.  Na corrida de decolagem houve som anormal no motor esquerdo, com a tripulação respondendo efetuando a abortiva do procedimento de decolagem. O jato teve danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de FOD (dano por material estranho). No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados.

O Cessna Citation Jet (CJ) C525 de matrícula PT-MSP (registro de produção sn 525-0259, ano de fabricação 1998) é registrado na categoria do transporte privado, propriedade da PT-MSP Participações Ltda. e operado pela LifeJet Compartilhamento de Aeronaves Ltda., em regime de comodato, com último registro de compra/transferência em junho de 2021. O jato é aprovado para capacidade de até cinco passageiros e MTOW de 4.717 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até dezembro.

O aeródromo público de Redenção (SNDC), em elevação de 679 pés, tem pista (06/24) de 30 x 1.350 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 7 e resistência de subleito baixa. O aeródromo é homologado para operação VFR diurna.

Redenção é localidade no sul do Pará, a 118 MN ao sul de Parauapebas (“Carajás) e 168 MN a S-SW de Marabá, no PA, e 117 MN a SW de Araguaína/TO. Goiânia (SBGO) dista, em distância direta, 519 MN ao sul de redenção (SNDC). A viagem em rota por aerovia poderia ser executada tanto por espaço inferior como espaço superior. Alternativas seriam:
[1] espaço inferior – por aerovias “Rota de Navegação Aérea”: pela Z72, a partir do waypoint “MAVNO”, a 45 MN no RM 137º de SNDC, até o auxílio VOR Palmas (PMS), por 129 MN, seguir na Z84, passando pelo fixo “RUSTE”, até o auxílio VOR Brasília (BSB), por 336 MN, e seguir na Z-15 até Goiânia (83 MN), uma rota com distância total de 593 MN.
[2] espaço superior – por aerovias “Rota de Navegação Aérea”: pela UL462, a partir do waypoint “ILRIP”, a 196 MN no RM 177º de SNDC, até o waypoint “RUSTE”, por 168 MN, e seguir na UZ26 até o auxílio VOR Brasília (BSB), por 218 MN, e seguir na UM544 até Goiânia (83 MN), uma rota com distância total de 574 MN.

Uma alternativa seria uma rota fora de aerovia por navegação por satélite com segmentos de menor distância com passagem por vários fixos de aerovias superiores (ie, cruzando aerovias). Por exemplo, em seis fixos com segmento máximo de 87 MN, perfazendo uma distância de 532 MN.