DECEA promove a importância das balizas de emergência para serviço SAR, em 13.08.22
Em nota postada no dia 08 em seu portal, o DECEA endereçou a proprietários/operadores de aeronaves (e embarcações) a importância do registro de equipamentos de balizas de emergência 406MHz (ELT e EPIRB) ou localizadores pessoais (PLB) no INFOSAR, sistema do Comando da Aeronáutica destinado ao cadastro de balizas de emergência.
Por meio de sistema INFOSAR, o usuário faz o cadastro, atualiza informações e visualiza todos os dados de suas balizas.
Conforme a nota, quando uma baliza encontra-se registrada, é possível identificar a natureza do sinal transmitido e agilizar o envio dos recursos de salvamento. Ao serem acionadas – em casos de acidentes aéreos ou marítimos – as balizas emitem sinais de alertas captados por satélites que são enviados ao Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), localizado no CINDACTA I, em Brasília (DF), e repassados aos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC), situados em Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE) e Manaus (AM) – e/ou Marítimo (SALVAMAR).
“A rapidez na distribuição e na precisão das informações dos alertas, oriundos de aeronaves ou embarcações, que são recebidos pelo sistema COSPAS-SARSAT, são determinantes para que os Centros de Coordenação e Salvamento cumpram a sua missão e possam localizar e resgatar os sobreviventes o mais rápido possível”, reforça o major-aviador Bruno Vieira Passos, chefe da divisão de Busca e Salvamento do DECEA.