Governo da Austrália oferece subsídio de aviônicos ADS-B para proprietários de aeronaves tripuladas de vôo VFR, em 25.08.22


Por tempo limitado, o governo australiano está oferecendo um subsídio de até AUS$ 5.000 para equipamentos ADS-B em aeronaves de vôo VFR tripuladas. A Autoridade de Segurança da Aviação Civil (CASA) do governo espera que o programa de subsídio incentive mais proprietários de aeronaves em operação VFR a usar o ADS-B.

Atualmente, o ADS-B na Austrália é obrigatório apenas para operações IFR.

A CASA divulga que para os operadores de aeronaves em vôo VFR, o ADS-B fornecerá: melhor consciência situacional através de melhor visibilidade eletrônica de aeronaves VFR próximas, capacidades aprimoradas de busca e salvamento por meio de informações de tráfego aéreo aprimoradas e ATC com informações adicionais e precisas sobre a posição da aeronave automatizada.

Os subsídios (descontos) podem cobrir até 50% do custo de compra e instalação de transceptores ADS-B elegíveis, divulga a CASA. Para solicitar o subsídio, a aeronave deve estar no registro aeronáutico da CASA australiano (ou seja, registrada na Austrália) ou em um registro de uma organização de aviação esportiva australiana aprovada. As inscrições ao programa serão aceitas até 31 de maio de 2023, ou até que o financiamento se esgote, o que ocorrer primeiro.

Os operadores devem observar que o processo de seleção é competitivo. “Certifique-se de incluir detalhes suficientes e evidências de apoio em sua inscrição para nos ajudar a decidir se concedemos a você a concessão”, divulga a CASA. “Compreender todo o processo ajudará você a estar pronto para a concessão e pode melhorar suas chances de obter financiamento”, a autoridade australiana completa a informação de orientação a interessados. [EL] – c/ fontes