Pesquisadores americanos desenvolvem novo processo desbloqueio de matéria-prima abundante, a lignina, para viabilizar uso para produção de combustível de aviação sustentável (SAF), em 30.09.22
Pesquisadores do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL – National Renewable Energy Laboratory) do Departamento de Energia (DoE) do EUA, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade Estadual de Washington, divulgaram ter desenvolvido um processo desbloqueio de uma matéria-prima abundante, mas não utilizada, para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF).
Embora várias matérias vegetais tenham sido usadas para produzir biocombustíveis, a lignina – uma fibra resistente que compõe as paredes de células – foi amplamente ignorada como possível matéria-prima devido às dificuldades envolvidas em decompô-la quimicamente. Os óleos derivados da lignina têm alto teor de oxigênio, tornando-os inadequados para uso como matéria-prima de combustível de aviação, onde o teor de oxigênio deve ser inferior a 0,5%.
Além disso, o SAF está limitado à mistura com combustível de aviação convencional devido à necessidade de aromáticos. Como a lignina apresenta a maior fonte de aromáticos renováveis, o novo processo pode abrir caminho para a adoção de 100% de SAF.
A pesquisa recém-publicada (22/09/2022), intitulada “Continuous Hydrodeoxygenation of Lignin to Jet-Range Aromatic Hydrocarbons”, ou Contínua hidro-oxigenação para hidrocarbonetos aromáticos de alcance de JET-A, descreve o processo usado para remover o oxigênio da lignina, resultando em um produto que pode ser usado como mistura de combustível de querosene de avião (JET-A).
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2542435122004068
Os autores do artigo observaram que, em 2019, as companhias aéreas consumiram 106 bilhões de galões de combustível de aviação, uma quantidade que deve dobrar até 2050. Para cumprir as metas de neutralidade de carbono estabelecidas para esse período, será necessário um aumento maciço na produção de SAF. [EL] – c/ fontes