GEIV realiza vôos de inspeção de auxílios de navegação e homologação de procedimentos IFR no Paraguai, em 15.10.22


O DECEA divulgou, em nota do dia 04, que o GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Vôo realizou, de 18 a 30 de setembro, missão de inspeção de auxílios à navegação área dos principais aeroportos do Paraguai, bem como vôos da homologação de novos procedimentos de navegação aérea por instrumentos no país sulamericano.

Os vôos de inspeção aconteceram no período de 19 a 30 de setembro, com duas tripulações, quatro pilotos inspetores e dez técnicos especialistas (mecânicos e operadores do sistema de inspeção em vôo – OSIV). O avião utilizado foi o jato EMBRAER EMB-550 Legacy 500 (designação na FAB, IU-50).

Os vôos foram realizados nos 7 aeroportos internacionais:
– Silvio Pettirossi, em Assunção;
– Minga Guazú/Guarani, em Ciudad Del Este;
– Ayub González, em Encarnacion;
– Luiz Argaña, em Mariscal Estigarribia;
– Dr. Augusto Roberto Fuster, em Pedro Juan Caballero;
– Mariscal Francisco S. Lopes, em Concepção; e
– Aeroporto de Itaipu.

Adicionalmente, foram validados 23 auxílios à navegação aérea e homologados dois novos procedimentos.

No total, foram realizadas 39 horas de vôo.

A tripulação chegou à Assunção no dia 18 de setembro e foi recebida pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, coronel-aviador Claúdio Antônio Rocha, e pelo chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, coronel-aviador Ricardo da Silva Miranda.

A missão faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a DINAC – Dirección Nacional de Aeronáutica Civil, através do Ajuste Complementar ao Decreto nº 4.240/2002.