Atividade aérea em outubro do transporte executivo em queda globalmente, pelo recuo dos vôos na Europa e América do Norte, por levantamento da Argus, em 04.11.22
A atividade aérea global de aeronaves executivas em outubro caiu 3,2% na comparação ano a ano, com queda do tráfego na América do Norte, de 4,1%, e na Europa, de 10%, enquanto de aumento nos vôos de 22,6% no resto do mundo, segundo dados do TraqPak divulgados nesta quinta dia 03 pela provedora de dados Argus International.
Na América do Norte, a atividade do segmento de fretamento (pelo regulamento PART-135) liderou o declínio, com queda de 10,6% no tráfego em relação ao ano anterior. Já o segmento do transporte privado (PART-91) retraiu 1,7%, enquanto a atividade de operação compartilhada teve uma ligeira alta de 0,2%. Por categoria de aeronaves, os jatos de médio porte ficaram na “vanguarda” da queda, caindo 6,2% na base de comparação ano a ano, seguidos por turboélices (-5,2%), jatos leves (-4,8%) e jatos de cabine larga (- 1,8%).
Globalmente, os jatos de médio porte sofreram o impacto do declínio de atividade caindo 15,8% na Europa – o mais alto de qualquer categoria de aeronave – e registraram a única perda no resto do mundo, com redução de 0,9%.
Para este mês (novembro), os analistas da Argus estão prevendo uma queda de 1,4% na atividade de vôos na América do Norte e de 11,1% na Europa, na base de comparação ano x ano.
“O cenário de atividade de vôo de outubro é indicativo de transição. De um lado da moeda, estamos com dois dígitos em relação a outubro de 2019 e, do outro lado, estamos abaixo do recorde do ano passado”, disse o vice-presidente sênior de inteligência de mercado da Argus, Travis Kuhn. “Além disso, a Europa está desacelerando, mas na verdade seguindo mais sua tendência normal pré-Covid, por isso é muito cedo para dizer se outros fatores estão influenciando o volume de atividade de vôos no continente. No curto prazo, esperamos ver algumas quedas adicionais principalmente relacionadas a ajustes sazonais na atividade”, discorreu Kuhn. [EL] – c/ fontes