Cirrus SF50 pousa de emergência com paraquedas balístico durante partida/decolagem de aeródromo em Indiana (EUA), em 26.11.22


Nesta sexta dia 25, por volta de 07:57LT (12:57Z), o jato monomotor Cirrus SF50 Vision Jet G2 de matrícula N15VJ (registro de produção sn 0215, fabricação 2020, com motorização Williams International FJ33-5A), operado pela Verijet, pousou forçado com uso do paraquedas balístico logo após decolagem da pista 25 do Aeroporto Regional de Indianápolis (KMQJ), no Estado de Indiana. O jato acabou caindo em ponto a cerca de 1,6 km a sudoeste do final da pista 25, na beira de um charco junto a rodovia Mt. Comfort, ao norte da Interestadual 70.

A bordo estava apenas um piloto, que escapou sem ferimento.
O Gabinete da delegacia do Condado de Hancock informou à mídia local que o piloto atribuiu a emergência a problemas do motor para utilização do pela implantação do pára-quedas.

Vídeos do pouso circulam nas redes sociais e, em um deles, parece haver uma trilha de fumaça acima da aeronave, que pode apontar para problemas no motor.

Um vídeo:
https://twitter.com/i/status/1596154066522017794

O jato decolava do Aeroporto Regional de Indianápolis (KMQJ) com destino do Aeroporto Regional do Condado de Greene/Greensboro (3J7), na Georgia, a 397 MN a SE.

Ao momento da decolagem, o METAR vigente do “Regional de Indianapolis” (KMQJ), por meio automatizado, reportou vento de 300º de 7 KT, visibilidade de 7 SM (11,3 km), céu fechado com Teto de 1.200 pés, temperatura do ar (e orvalho) de 7ºC e pressão atmosférica de 30,17 pol. Hg. (1.021 hPa):

12:57Z/07:57LT – KMQJ 251256Z AUTO 30007KT 7SM OVC012 07/07 A3017 RMK AO1

Sistema de rastreamento de vôo sugere que o avião ganhou apenas cerca de 1.400 pés antes da emergência.

Em elevação de 862 pés, o Aeroporto Regional de Indianápolis (KMQJ) tem duas pistas independentes, ortogonais. A pista 07/25, asfaltada, tem 30 x 1.830 m., com gradiente de 0,067% (da diferença de 4 pés/1,2 m. de elevação das cabeceiras – de 862 pés da cabeceira 07 e de 858 pés da cabeceira 25). A pista 16/34 tem 23 x 1.189 m., com pavimento de concreto. O aeroporto opera vôos IFR – saída e aproximação.