Cirrus SR-22 escapa lateralmente de pista em pouso em AD-fazenda em São Desidério/BA, em 28.11.22
No dia 22, por volta de 12:30Z (09:30LT), o monomotor Cirrus SR-22 de matrícula PP-BUS (registro de produção sn 3668, fabricação 2020), com dois ocupantes (um piloto e um passageiro), decolou do aeródromo privado de Luís Eduardo Magalhães (SWNB), nesta localidade a oeste da BA, com destino do Aeródromo privado Fazenda Brinquinho (SDRQ), em São Desidério (BA), a 56 MN a SW, em vôo do transporte privado.
No destino, às 13:10Z (10:10LT), durante o pouso com a pista molhada, ocorreu a perda de controle da aeronave, acabando por escapar da pista pela lateral direita. O avião sofreu danos leves, os dois ocupantes não tiveram ferimentos.
A ocorrência está listada no painel SIPAR, do CENIPA, como Incidente Grave de Perda de Controle no Solo (LoC-G) e de Excursão de pista (RE). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão encerrados, o avião tendo sido liberado para o operador.
O avião é registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em dezembro de 2021, sendo proprietário e operador Pessoa Física. O avião é aprovado para três passageiros e MTOW de 1.542 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2021, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro de 2022.
Os dois aeródromos estão na FIR Brasília (SBBS), jurisdição do CINDACTA-I.
Na divisa BA-TO, a 85 MN a SW de Barreiras/BA, no bordo da Serra de Goiás, em elevação de 3.081 pés, o “Fazenda Brinquinho” (SDRQ) tem pista (09/27) de 25 x 1.600 m., de terra (com piso com resistência para aeronaves com até 5.700 kg), com aprovação para operação VFR diurna. Imagens do aeródromo mostram a pista implantada numa área de lavoura.
Imagens de satélite (de 12:40Z e 13:10Z) mostram que a região, como toda a faixa de extremidade oeste do Estado da BA, estava sob cobertura de nebulosidade, basicamente sem atividade e núcleo convectiva.
O aeródromo privado de Luís Eduardo Magalhães (SWNB), com pista de 30 x 2.000 m. asfaltada, em elevação de 2.529 pés, também é aprovado para operação VFR, mas diurna e noturna.
A carta prognóstica de tempo significativo, do espaço inferior, indica para região compreendendo sul do TO e norte de GO e uma estreita faixa no oeste da BA (na divisa) indica nebulosidade de céu fechado com nuvens cumulus e stratocumulus, entre 1.600 e 5.000 pés.