Associação de operadores de jatos Dassault Falcon independente faz sua primeira reunião anual, com 70 participantes-inscritos, em Dallas/EUA, em 03.12.12


A IFOA – Independent Falcon Operators Association (associação de operadores de jatos Falcon Independente) realizou sua primeira reunião anual em novembro, em Dallas (EUA), mais exatamente nas dependências do Frontiers of Flight Museum, atraindo mais de 70 participantes na condição de proprietários e operadores dos jatos executivos Dassault Falcon. O contingente representava mais de 50 das aeronaves executivas da fabricante francesa.

Na programação da reunião, as apresentações incluíram uma visão geral do mercado Falcon, avaliações, questões de oferta e demanda, atualizações de iluminação de cabine aprovadas pela fabricante, obsolescência de aviônicos, atualizações de cockpit, soluções de gerenciamento de cabine e seguro e gerenciamento de custos.

“Tivemos ótimas discussões sobre aumentos rápidos no custo de componentes específicos, como motores LRU (Line-Replaceable Unit), freios de toda a linha de modelos e o alto custo da obsolescência dos aviônicos”, disse o fundador da IFOA, Sean Lynch, que também é o fundador e coordenador do programa de garantia de motores EAP – Engine Assurance Program, que co-patrocinou o evento. Outros patrocinadores do encontro foram a Aircraft Lighting International, a Aviation Partners, a Duncan Aviation, a StandardAero e a West Star Aviation.

A IFOA foi criada no ano passado para criar uma comunidade de proprietários e operadores de jatos Dassault Falcon que seja uma “caixa de ressonância mais forte e bem organizada” e para manter os modelos mais antigos operando economicamente. Até agora, a organização reivindica 140 membros que operam jatos dos modelos Falcon 10, 20, 50, 900, 2000 e 7X. [EL] – c/ fontes