“Ipanema”/EMB-202A tem acidente de pouso por perda de controle no solo com excursão de pista em APUA em Lucas do Rio Verde/MT, em 10.12.22


No dia 29 de outubro, o avião agrícola EMBRAER/NEIVA EMB-202A “Ipanema” de matrícula PT-UVS (registro de produção sn 20001065, ano de fabricação 2008) decolou da área de pouso para uso aeroagrícola (APUA) da Fazenda Três Pinheiros, no município de Lucas do Rio Verde (MT), para um vôo de aplicação de defensivos agrícolas, com piloto a bordo.

Durante o pouso, por volta das 17:45Z (13:45LT), após o toque na pista, houve a perda de controle do avião, que escapou pela lateral direita da faixa de operação. O avião teve danos substanciais mas o piloto saiu ileso. 

A ocorrência está listada no painel SIPAER, como acidente de perda de controle no solo (LoC-G) e excursão de pista (RE), e ainda por cortante de vento (WSTRW). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em andamento, o avião tendo sido retido para a investigação.

O avião é propriedade e operado por Pessoa Física, sendo registrado na categoria do transporte privado (TPP), regulado pelo RBAC nº 91. O avião é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 1.800 kg, para vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2021, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2023.

O município de Lucas do Rio Verde (MT) dista cerca de 155 MN ao norte de Cuiabá. A localidade tem o aeródromo público-municipal (SILC), com pista (08/26) de 30 x 1.730 m., de asfalto (com resistência de pavimento para aeronave com até 5.700 kg), em elevação de 1.358 pés, com homologação para operação VFR diurna/noturna. Adicionalmente, conforme cadastro aeroportuário, no município ainda existem nove aeródromos-privados.