Piper PA-25-235 “Pawnee” tem acidente após falha de motor na aproximação para pouso em Ponta Grossa/PR, em 12.12.22


No dia 05 (2ª), o monomotor agrícola Piper PA-25-235 “Pawnee” de matrícula PT-WBH (registro de produção sn 25-7656040, fabricação 1976) decolou do Aeroporto “Comandante Antônio Amilton Beraldo” (SBPG), em Ponta Grossa/PR, por volta das 20:20Z, para um vôo local, com piloto a bordo. Às 19:50Z (16:30LT), durante a aproximação final para pouso, o avião teve perda de potência e acabou por colidir com a vegetação no solo. O avião teve dano substancial, o tripulante sofreu ferimento leve.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como acidente de falha de motor em vôo. Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em andamento, o avião foi retido para a investigação.

São disponíveis reportes meteorológicos para o aeroporto, em METAR, em período da manhã – antecedente ao acidente -, com a informação de tempo bom, condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, com uma camada de céu nublado a 3.000 pés, vento noroeste fraco-moderado, temperatura de 24ºC e QNH de 10.14 hPA às 15:00Z (12:00LT).

METAR SBPG 051100Z 00000KT 9999 SCT015 BKN030 21/21 Q1014=
METAR SBPG 051200Z 35007KT 9999 SCT014 BKN030 22/21 Q1014=
METAR SBPG 051300Z 31013KT 9999 BKN030 24/20 Q1014=
METAR SBPG 051400Z 30011KT 9999 OVC018 24/20 Q1014=
METAR SBPG 051500Z 33008KT 9999 BKN030 24/20 Q1014=

Conforme matérias de mídias (Banda B, g1), o ponto do pouso forçado foi próximo de uma das cabeceiras da pista, em área de mata de difícil acesso. O Corpo de Bombeiros atendeu a emergência. Segundo a informação do CB, as árvores serviram para amortecer a queda.
O piloto teve ferimentos leves e foi atendido por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Conforme os socorristas, o piloto ele teve escoriações na cabeça e relatou dor no ombro direito. Após o primeiro atendimento, o piloto foi levado para atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ponta Grossa.

O avião pertence e é operado pelo Aeroclube de Ponta Grossa, sendo registrado na categoria de transporte de Instrução Privada e de Serviço Aéreo-Especializado (SAE)/Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em novembro de 2018. O avião é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 1.315 kg, para operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2018, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro de 2023.

O Piper PA-25-235 “Pawnee” é um avião com motorização a pistão de seis cilindros Lycoming O-540-B2B5, de 235 HP (“Pawnee B”) ou de 260 HP (“Pawnee C” e (“Pawnee D”).

O presidente do Aeroclube de Ponta Grossa, Alisson Margraf, disse: “É um avião que tem capacidade apenas para o piloto, utilizado pelo aeroclube para este tipo de formação. O piloto é experiente, inclusive teve muita habilidade para realizar o pouso sem se machucar. De acordo com Margraf, o avião estava com o tanque cheio.

A 51 MN NW de Curitiba (SBBI), o “Comandante Antônio Amilton Beraldo” (SBPG) se localiza ao setor sul do centro de Ponta Grossa, à distância de 10 km de ponto proeminente. Em elevação de 2.589 pés, tem pista (08/26) de 30 x 1.430 m., de asfalto (com resistência de pavimento PCN 33 e resistência de subleito baixa).

A cabeceira 08 é deslocada de 150 m. Os primeiros 150 m. da pista 08 são fechados para pouso, e este mesmo trecho, como últimos 150 m. da pista 26, é fechado para decolagem da pista 26, e também para pouso, devido a provimento de RESA. As distâncias declaradas são:

RWY               TORA (m.)     ASDA (m.)      TODA (m.)     LDA (m.)
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08                    1.4300             1.430               1.430               1.280 [=1.430-150]
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26                    1.280               1.280               1.430               1.280
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O aeroporto opera com serviços de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS “Ponta Grossa”) às sextas, de 16:00-20:00Z (13:00-17:00LT), e aos sábados, de 11:00-15:00Z (08:00-12:00LT).

O aeroporto é homologado para operações VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna – havendo procedimentos de saída OMNI para decolagem das duas cabeceiras e procedimentos de aproximação por navegação por satélite (IAC RNP) para pouso nas duas cabeceiras.