Associações de aviação (EBAA, NBAA e NATA) refutam impacto ambiental da aviação privada para Fórum de Davos, com a avaliação superestimada da emissão de CO2 dos vôos para a conferência de consultoria ambiental holandesa e endossada pelo Greenpeace, em 21.01.23
Enquanto o Fórum Econômico Mundial (anual) em Davos, na Suíça, geralmente atrai uma parcela de jatos executivos, um contingente de grupos de aviação geral, incluindo entidades como as associações da aviação executiva européia e americana EBAA e NBAA e a NATA (associação de transporte aéreo nacional do EUA), está rejeitando um relatório da entidade pró-ambiente Greenpeace, com entendimento que a entidade superestimou (exagerou) na avaliação de impacto ambiental da aviação executiva nos vôos do transporte de participantes para a Fórum.
Em resposta a um reporte institucional do gênero “white paper” recentemente publicado pela consultoria ambiental holandesa CE Delft destacando as emissões de CO2 de aeronaves executivas no Fórum Econômico Mundial (anual) em Davos (WEF), que acontece nesta semana na Suíça, a EBAA, a NBAA e a NATA emitiram uma declaração de refutação.
As organizações de aviação (EBAA, NBAA e NATA) rebateram a afirmação do documento da consultoria ambiental holandesa de que o Fórum de Davos (WEF) atrai até 1.000 vôos extras, apontando para uma falha de sua metodologia e alegando que seus totais (de vôos) incluem atividades não associadas ao evento, bem como incluindo operação de aeronaves militares e governamentais.
A própria organização do Fórum observa que o número de movimentos de jatos particulares para o evento é normalmente em torno de 250.
Para autoridades e outras pessoas que vão ao evento, a aviação executiva oferece mais benefícios do que outras formas de transporte, observaram as organizações de aviação (EBAA, NBAA e NATA).
Davos fica em uma área remota e montanhosa e, embora a viagem de trem de Londres leve um dia inteiro em cada sentido, a duração da viagem aérea direta cai para apenas 1,5 horas. Além disso, a aviação privada oferece um maior grau de segurança, o que é importante para funcionários do governo e líderes empresariais.
Por fim, as organizações de aviação (EBAA, NBAA e NATA) apontaram o histórico de progresso em sustentabilidade de seu setor, com melhoria contínua impulsionada por pesquisa e desenvolvimento liderando o impulso para a descarbonização do setor de aviação. Os organizadores da conferência fizeram parceria com a Jet Aviation este ano para disponibilizar aos visitantes o serviço sustentável de reserva e retirada de combustível de aviação. [EL] – c/ fontes