FAA finaliza primeiro currículo de treinamento padronizado específico de aeronave, para Gulfstream G-V, em 12.02.23
A FAA finalizou o primeiro currículo de treinamento padronizado específico para aeronaves destinando para o segmento do transporte não-regular (“táxi-aéreo”) PART-135. Emitido em outubro, a proposta do currículo – para o Gulfstream V – foi aberto para comentários públicos até 09 de novembro. No que se espera ser o primeiro de uma série de currículos para treinamento em aeronaves específicas, o currículo é um programa voluntário projetado para fornecer uma abordagem padronizada de treinamento nos centros de instrução de aviação civil (CTAC) regidos pelo regulamento PART-142.
O currículo resultou de uma recomendação do ARC-Air Carrier Training (Aviation Rulemaking Committee – Air Carrier Training, ou Comitê de regulação na Aviação – Treinamento de Cia. Aérea), que procurou aliviar os encargos burocráticos e as preocupações com a falta de pessoal, elevando a segurança por meio das melhores práticas.
Uma característica fundamental é que os programas são remotos, o que resolve o problema de operadores do segmento do transporte por fretamento terem que enviar pilotos para treinamento inicial para o mesmo modelo de aeronave para o qual voam, mesmo que os pilotos estejam “correntes” (ie. (com habilitação e prática em dia) naquela aeronave.
A FAA divulgou uma Circular Consultiva fornecendo orientação sobre o conceito de treinamento padronizado em 2020 – https://bit.ly/3MYZ0cs – e formou um Grupo de Trabalho de Padronização de Treinamento (TSWG – Training Standardization Working Group) para elaborar os vários currículos.
A expectativa é que o currículo Gulfstrem G-V sirva como uma estrutura de treinamento para novos modelos futuramente, e a NBAA divulgou e que os currículos padronizados para os jatos Citation Excel e Hawker 800 estão em desenvolvimento.
Brian Koester, diretor de operações de vôo da NBAA e presidente do TSWG, elogiou o lançamento do programa de treinamento/currículo para o Gulfstrem G-V: “O conceito de currículo padronizado mudará o futuro do treinamento do [segmento de transporte] PART-135, criando eficiências no sistema de treinamento do setor e fornecendo treinamento de alta qualidade acontecimentos”. [EL] – c/ fontes