Analista Ascend alerta para possível ‘bolha’ no mercado de jatos executivos, em 22.02.23
Recém publicada análise da Ascend/Cirium mostra que os valores de mercado para muitos jatos executivos tiveram uma alta talvez insustentável no período pós-pandemia considerando a mesma base de tempo de fabricação (na comparação de aeronaves com mesmo tempo de fabricação).
Enquanto o estoque de jatos executivos usados cresceu no segundo semestre de 20222, os preços finais (em negócios fechados) continuaram aumentando e transações por “compradores ansiosos” – em que compradores estavam dispostos a pagar maior preço, acima do preço de oferta em algumas situações competitivas -, continuaram acontecendo pelo ano.
De acordo com o avaliador sênior e principal analista de aviação da Ascend, Syed Zaidi, os preços dos jatos executivos dispararam devido a vários fatores, incluindo o surgimento de novos usuários, os clientes-operadores entrantes no mercado, desde e a partir da pandemia. Isso inclui um aumento de 60% nos preços dos jatos executivos médios e um aumento de aproximadamente 45% nos preços dos dos jatos executivos leves e supermédios, na comparação de um ano (ano x ano); jatos cabine larga, de longo alcance, tiveram uma alta de preço de 20% na mesma base de comparação (ano x ano).
Zaidi alerta que os valores de mercado podem ter adentrado em um território de uma ‘bolha’ e ter se constituído em um risco real para proprietários, entidades financeiras e investidores no mercado financeiro, uma vez que os taxas de valores de mercado que formam sua base de preços como uma medida de risco potencial estão “significativamente” acima de 100% na maioria dos segmentos de aeronaves. Ele acrescentou que, à medida que as companhias aéreas continuam a ajustar seus horários às frequências pré-pandêmicas, o poder de permanência desses novos usuários será um verdadeiro teste para o setor de aviação executiva.
Zaidi acrescenta que à medida em que as transportadoras aéreas continuam a recompor seus serviços e malha de vôos regulares pré-pandemia, o poder da manutenção dos novos usuários e entrantes da aviação executiva se mostrará um verdadeiro teste e prova para a indústria da aviação executiva. [EL] – c/ fontes