Monomotor Piper PA-32 colide no solo de área urbana de Erechim (RS), junto do aeródromo da cidade, após pane de motor numa arremetida, em 25.02.23


Um avião monomotor Piper PA-32 caiu, no final da tarde do dia 08 (fev., uma quarta), em Erechim, no noroeste-norte do Rio Grande do Sul.

O acidente foi no centro urbano de Erechim, junto do aeroporto, nas proximidades da avenida Caldas Júnior, no bairro Frinape. Os bombeiros foram acionados para atender a emergência, para socorro dos ocupantes, além de conter um princípio de incêndio no local da queda.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), os quatro ocupantes não se feriram. Os ocupantes teriam recusado socorro médico, saindo caminhando do local.

Conforme o CBM, o avião bateu em postes da rede elétrica, o que provocou um princípio de incêndio, antes de colidir no solo junto a um imóvel (uma edificação de dois andares, de esquina). Os danos à rede elétrica causaram a falta de energia em 53 domicílios.

O CENIPA listou a ocorrência no painel SIPAER como acidente de falha de motor em vôo.

Conforme súmula factual inicial, no dia 08, o monomotor Piper PA-32-301 (Cherokee Six) de matrícula PR-FKJ decolou do aeródromo AAGV – Associação Aerodesportiva de Getúlio Vargas (SWGL), no município de Getúlio Vargas, no RS, por volta de 21:00Z (18:00LT) com destino do aeródromo de Erechim (SSER), neste município do RS, em vôo do transporte privado, com quatro ocupantes (sendo três passageiros e um piloto). Às 21:40Z (18:40LT), após realização de toque e arremetida no destino em Erechim (SSER), ocorreu a perda de potência do motor e o avião colidiu contra um poste de média tensão e, na sequência, com o terreno. O avião teve danos substanciais, mas os quatro ocupantes saíram ilesos. Houve danos materiais a terceiros.

O vôo foi de Getúlio Vargas/aeródromo privado AAGV – Associação Aerodesportiva de Getúlio Vargas (SWGL), para Erechim/aeródromo público (SSER), a cerca de 13 MN a NW. No setor sul do centro urbano, em elevação de 2.497 pés, o aeródromo público de Erechim (ARP 27°39’48”S/052°16’19”W) tem pista (14/32) de 30 x 1.280 m. de asfalto, com resistência de pavimento PCN 11, para operação de vôo VFR diurno/noturno.


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