ANAC promove workshop no Campo de Marte/SP para divulgar advento do eDB – Diário de Bordo Eletrônico, em 13.03.23
Conforme notícia postada no dia 08 no seu portal, a ANAC realizou workshop para promover o advento do Diário de Bordo Eletrônico (eDB), no último dia 02, em auditório do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.
Além de membros da Diretoria, a ANAC levou ao evento no Campo de Marte titulares e servidores das Superintendências de Tecnologia da Informação (STI), Pessoal da Aviação Civil (SPL) e Padrões Operacionais (SPO). Dois dos desenvolvedores da ferramenta, a Planet IT e a TSA Tecnologia, participaram do workshop e apresentaram o resultado do trabalho realizado, conforme os requisitos estabelecidos pela ANAC.
O workshop atraiu um grupo importante da comunidade aeronáutica para discutir as aplicações e perspectivas futuras da tecnologia eliminando papel como meio de registro das operações aéreas. O evento mostrou aos participantes uma série de vantagens da tecnologia, a bordo de uma aeronave ou até mesmo para gestão de uma frota inteira.
A expectativa é que novas soluções cheguem ao mercado à medida que a adesão à tecnologia ganhe escala. As vantagens vão da redução de custos para os operadores até a integração com outros sistemas utilizados pela aviação civil, como o da CIV Digital, facilitando a realização dos registros de dados de vôo e do piloto, sem risco de erros (os dados são validados na alimentação do sistema) ou perda de informação. Além de empresas aéreas e pilotos, o eDB simplifica a vida dos Centros de Instrução de Aviação Civil (CIACs) e o envio de dados à ANAC.
Para o diretor da ANAC Tiago Pereira, o Diário de Bordo Eletrônico abre um ‘mar’ de oportunidades no dia a dia da aviação civil, facilitando a vida dos operadores e da agência em processos como certificação de pessoas, renovação de licenças e manutenção de aeronaves, por exemplo. “A essência do eDB é facilitar a vida de quem opera a aviação civil, dos pilotos, dos mecânicos, das empresas. A gente espera mais facilidades à medida que o projeto se consolidar e o mercado de aplicativos e de usuários crescer mais e mais”, afirmou Tiago Pereira.
O diretor Rogério Benevides, que também abriu o workshop, viu no projeto, além grande contribuição para melhorar a aviação e torná-la mais segura, uma oportunidade de parceria com os regulados da ANAC. “O regulado que é nosso parceiro e tem que ser olhado de modo diferente”, reforçou.
A ferramenta eDb está disponível no mercado e os interessados podem acessar a página Diário de Bordo Eletrônico para conhecer os softwares aprovados pela ANAC:
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/programa-de-transformacao-digital/diario-de-bordo-eletronico