IADA reporta transações e contratações para negócio de aeronave executiva usada com recuo no 1T23, em em 18.04.23


Os membros-associados da IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedores de aeronaves) relataram que suas transações de aeronaves executivas usadas caíram de 288 para 239, uma diferença de 49 transações (-17%), no primeiro trimestre do ano (1T23). No trimestre, o número de aeronaves sob contrato caiu de 248 para 197, uma diferença de 51 contratações (-21%).

Mesmo assim, os membros da IADA que participaram da pesquisa global de percepção do mercado indicaram que suas expectativas se elevaram para os próximos seis meses (2T e 3T23), em comparação com o 4T22. Essas expectativas surgem quando os níveis de estoque começam a ser repostos e os preços se estabilizam, sugerindo um “reequilíbrio” do mercado, divulgou a organização.

Mais de 60% dos entrevistados antecipam um “ligeiro aumento” no estoque em todos os modelos, enquanto a grande maioria espera que os preços permaneçam estáveis ou diminuam ligeiramente.

O mercado foi descrito como “mais calmo” e o revendedor membro IADA Bryon Mobley, da Wetzel Aviation, disse: “O frenesi de consumo [alimentando o mercado de aeronaves] acabou. O mercado desacelerou para um ritmo equilibrado, mas com muitas consultas e atividades”.

No primeiro trimestre, mais e maior porcentagem de transações (52) experimentou preços mais baixos do que nos últimos dois anos – apenas seis transações no primeiro trimestre de 2022 (1T22) e 27 em 2021 (1T21) tiveram preços reduzidos.

“Os resultados da pesquisa da IADA no primeiro trimestre de 2023 sugerem que as forças do mercado estão funcionando conforme o esperado”, afirmou a associação.

Além disso, enquanto a atividade de 2023 – vendas de aeronaves, atividade de vôo e demanda de serviços de manutenção/MRO – diminuiu em relação aos níveis recordes de 2022, a IADA enfatizou ainda sim que o mercado de aviação executiva continua “vibrante”.

“Há evidências de que as forças de demanda e oferta estão se reequilibrando, com menos atividade frenética, preços mais realistas e um acúmulo lento, mas constante, de estoque disponível”, disse o presidente da IADA, Zipporah Marmor, vice-presidente de transações da ACASS em Montreal (Canadá). “Embora aeronaves específicas de baixo prazo com pedigrees atraentes continuem a atrair os melhores preços, o mercado geral começou a diminuir de um pico caracterizado por preços acelerados e fortes valores residuais”, disse Marmor.

O diretor executivo da IADA, Wayne Starling, observou o aumento da demanda nos mais de dois anos de atrasos nas fabricantes, que estão “se esforçando para acelerar as entregas diante da recuperação lenta das cadeias de suprimentos”. [EL] – c/ fonte