Aeroporto executivo Oxford (Inglaterra) passa a dispor de SAF,  e uma nova ocupante no “sítio”, a OXCCU, produzirá combustível sintético de aviação no local, em 09.06.24


Conforme notícia em artigo de Curt Epstein, editor-sênior da mídia AIN, no dia 30, combustível de aviação sustentável (SAF) agora está disponível no Aeroporto Oxford (EGTK), o quinto “sítio” da aviação executiva mais movimentado do Reino Unido. Fornecido pela WFS – World Fuel Services, o SAF produzido pela Neste é oferecido em misturas de 30% ou 10%, numa alternativa “econômica” (de menor custo).

O Aeroporto Oxford, anteriormente conhecido como Aeroporto de Kidlington, é um aeroporto privado localizado perto de Kidlington, no distrito de Cherwell, em Oxfordshire, a 6 NM noroeste a norte de Oxford e a 49 MN km do centro de Londres.
https://www.oxfordairport.co.uk/

A administração do aeroporto privado observou que várias de equipes de Fórmula 1 que têm base no “sítio” fizeram lobby pela disponibilidade do combustível renovável.

Enquanto o SAF da Neste é entregue em lotes de 34.000 litros a partir de suas instalações em Ghent, na Bélgica, uma nova ocupante do aeroporto, a OXCCU, uma spin-off (uma unidade fundada como uma derivação de outra organização empresarial ou acadêmica, comandada pela “empresa-mãe”) da Universidade de Oxford, que está se preparando para abrir sua fábrica de SAF no próprio “sítio” em agosto. Usando a tecnologia de conversão de energia em líquido e-SAF de segunda geração, a OXCCU usará eletricidade para converter dióxido de carbono atmosférico e hidrogênio em combustível sintético de aviação.

Após essa mudança, em setembro, em conjunto com o 50º aniversário da Airbus Helicopters no Reino Unido, a OXCCU abrirá sua nova sede (no Reino Unido), composta por 66.000 pés² (6.130 m²) de hangar e 59.000 pés² (5.480 m²) de escritórios e oficinas. O complexo de £ 50 milhões também incluirá sete helipontos dedicados para receber os maiores helicópteros. [EL] – c/ fonte