ANAC certifica Gulfstream G700 – e o Brasil é o primeiro país da América Latina a homologar a aeronave, em 25.05.25


Em nota postada no seu portal no dia 23, a ANAC divulgou que emitiu o Certificado de Tipo para o jato executivo cabine larga ultralongo alcance G700 (GVIII) da fabricante estadunidense Gulfstream. A certificação do G700 está datada em 13/05/2025.

O modelo GVIII (G700) é uma versão derivada do GVI (G650), homologado pela ANAC em agosto de 2015. A certificação do G700 junta-se à homologação do GVI, na mesma Especificação de Tipo (EA) – EA-2015T09-06 (13/05/2025). Os modelos Gulfstream G500 e G600 (GVII) estão aprovados pela ANAC com a Especificação de Tipo EA-2022T01 (27/09/2022).

Especificação técnica GVIII (G700):
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/Espec/EA-2015T09-06i.pdf

O processo de validação brasileira do modelo G700 (GVIII) durou cerca de 15 meses (01 ano e 03 meses), reforçando a maturidade técnica da ANAC na certificação de aeronaves de última geração. A certificação do G700 envolveu diversas áreas técnicas da ANAC, incluindo Certificação de Programas, Certificação Suplementar de Tipo para aprovação do interior da cabine, engenharia de produto, Engenharia de Vôo e avaliação operacional.

No Brasil, o modelo GVIII (G700) está apto a operar tanto na aviação geral quanto em táxi-aéreo, conforme os Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) nº 91 e nº 135, respectivamente.

Com essa aprovação, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a permitir a operação do G700.

A Gulfstream Aerospace Corp. anunciou obtenção do Certificado de Tipo pela FAA do G700 no final de março de 2024, abrindo imediatamente as entregas aos clientes.

A TCDS (Type Certificate Data Sheet) – folha da dados da certificação Tipo – GVI/GVIII-G700 – Gulfstream Aerospace Corporation – TCDS n° 00015AT, data de revisão 05/05/2024:
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/DRSDOCID187507765620240411171534.0001

A Certificação Tipo pela EASA foi logo em seguida, em meados de maio.

O Gulfstream G700 pertence à categoria de transporte e é equipado com dois motores posicionados na parte traseira da fuselagem. A aeronave pode acomodar até 19 passageiros (e mais três tripulantes) – até 22 ocupantes. Segundo a fabricante, o G700 oferece a maior cabine e a menor altitude de cabine entre os modelos da Gulfstream – para 2.840 pés (866 m.) em vôo a 41.000 pés (12.497 m.). Com alcance máximo de 14.353 km e velocidade de cruzeiro de até MACH 0,935, o G700 supera seu antecessor, o GVI, em desempenho e autonomia. Outro diferencial técnico é o uso de comandos do tipo sidestick, um controle de vôo que substitui o manche tradicional – o novo comando substitui o tradicional sistema coluna/manche (column/wheel) presente no GVI.

Dados da Especificação de Tipo EA-2015T09-06 (13/05/2025) – modelo GVIII (G700)
Entre as especificações aprovadas:

1 – Motorização: Rolls Royce BR700-730B2-14
Limites (máx.) operacionais – compressores de baixa pressão (LP) e alta pressão (HP):
– Decolagem: 96,6% ; 102,2%
– regime “Máximo Contínuo” (maximum continuous): 96,2% ; 102,2%
– regime de máxima sobrevelocidade (maximum overspeed): 97,8% ; 103,4%
– potência de reversão 73,1%

Temperatura Turbina a Gás (TGT – Turbine GAS Temperature) máxima:
– acionamento em solo = 800°C
– acionamento em vôo = 850°C
– regime “Máximo Contínuo” (maximum continuous) = 940°C
– decolagem = 950°C
– sobretemperatura máxima (maximum overtemp) = 960°C

Temperatura de óleo:
– mínima para acionamento em solo = -35°C
– mínima para suprimento (complementação) de óleo remoto = 0°C
– mínima para potência maior que táxi = 20°C
– máxima = 175°C (TO/GA) ; 170°C 

2 – Velocidade-limite: VMO = 340 KCAS ; MMO = M0,935

3 – Altitude máxima operacional – 51.000 pés.

4 – Pesos máximos:
– MZFW = 62.750 lb. [28.463 kg]
Conforme ACS – Airman Certification Standards:
– MRW (peso máx. de rampa) = 74.900 lb. [33.974 kg] – mín. ; 108.000 lb. [48.988 kg] – máx.
– MTOW (peso máx. de decolagem) = 74.900 lb. [33.974 kg] – mín. ; 107.600 lb. [48.807 kg] – máx.
– MLW (peso máx. de pouso) = 74.900 lb. [33.974 kg] – mín. ; 83.500 lb. [37.875 kg] – máx.
– compartimento de bagagem = 2.500 lb. [1.133 kg]

5 – Capacidade de combustível: 1 tanque por asa, de 24.700 lb. [11.203 kg] ou 3.686 galões [13.954 litros] cada, com total de 49.400 lb. [22.407 kg] ou 7.373 galões [27.911 kg], sendo combustível utilizável 43.650 lb. [19.799 kg], ou 6.515 galões (24.662 litros] – 88,4% de utilização (aproveitamento dos tanques).

No blog:
https://aib-el.com.br/gulfstream-g700-e-certificado-pela-faa-em-30-03-24/

Gulfstream – G700:
https://www.gulfstream.com/en/aircraft/gulfstream-g700/