ANAC homologa PDIR do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso/MG, elaborado pela INFRAERO, em 25.02.22


Em nota no seu portal, a INFRAERO anunciou que o Plano Diretor (PDIR) do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso/MG (SBIP), de sua elaboração, foi aprovado pela ANAC.

A elaboração do PDIR pela INFRAERO foi meio da contratação realizada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA).

O Plano colocará o aeroporto regional do Vale do Aço em condições para pleitear recursos federais, principalmente aqueles provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), assim como já ocorreu com outros aeroportos mineiros.

Um PDIR é obrigatório para planejamento de médio e longo prazo de aeroporto.

O PDIR planeja a expansão da infraestrutura aeroportuária de acordo com a regulamentação de segurança operacional da ANAC e em função do potencial existente na região para a exploração do transporte aéreo de passageiros e cargas. Sua aprovação é requisito obrigatório para aeródromos que operam vôos de empresas aéreas prestadoras de serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou carga.

Para o superintendente do aeroporto mineiro, Ronan Ferreira Neto, o PDIR possibilita a reestruturação do equipamento no médio e longo prazo. “A INFRAERO, ao assumir a gestão do terminal, percebeu a oportunidade de organizar seu desenvolvimento e, a fim de explorar todo o potencial demandado pela região, desenvolveu o Plano. No documento, foram destacadas as estruturas e as infraestruturas que irão modernizar e readequar o aeroporto à relevância econômica do Vale do Aço”, afirma Ronan.

O plano foi contratado pela ARMVA junto à INFRAERO, após autorização da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – SEINFRA, órgão responsável pela administração do Aeroporto Regional do Vale do Aço, e por meio de emenda parlamentar encaminhada para a ARMVA pelo deputado estadual Bartô.

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, celebra a homologação do PDIR e indica a relevância do documento para o Vale do Aço. “A aprovação do plano é um feito muito importante para a nossa região, pois o plano diretor do aeroporto busca melhorar a capacidade do equipamento, prevendo as suas expansões futuras, ampliações de serviços e, principalmente, qualidade nos serviços ofertados pelo Aeroporto Regional do Vale do Aço. Este é um feito importantíssimo do Governo Romeu Zema para o Vale do Aço, em especial da ARMVA, pois fomos os responsáveis pela contratação do plano homologado pela ANAC. Agradecemos a SEINFRA, responsável pela administração do aeroporto, por ter autorizado a ARMVA a contratar o plano. Ainda agradecemos a INFRAERO, contratada para a elaboração do plano, ao deputado estadual Bartô por ter enviado os recursos financeiros que custearam a contratação, aos quatro prefeitos do Vale do Aço que têm buscado melhorias para o aeroporto e também a sociedade civil que tem solicitado ao Governo de Minas os investimentos neste equipamento. Esta é mais uma prova do compromisso do governador Romeu Zema com o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, pontua João Luiz.

No Blog:
https://aib-el.com.br/site/infraero-vai-elaborar-plano-diretor-do-aeroporto-regional-do-vale-do-aco-em-santana-do-paraiso-ipatinga-em-mg-em-17-08-21/

https://aib-el.com.br/site/apos-obras-de-pistas-aeroporto-regional-do-vale-do-aco-em-ipatinga-mg-e-reaberto-e-voos-do-transporte-regular-sao-retomados-em-02-12-21/