ANAC participa de operação internacional de combate ao crime organizado na aviação geral, em 15.03.23
Nota postada nesta segunda dia 13 no portal da agência divulgou que a ANAC participou em janeiro da operação “Colibri Rutilante”, uma ação de combate ao crime organizado em âmbito internacional implementada pela Organização Mundial de Alfândegas (OMA).
A iniciativa fez parte do escopo do Projeto “Colibri” de Monitoramento e Controle Geral da Aviação, que, além de organizado pela OMA, é financiado pela União Européia (UE).
A operação ocorreu entre 14 e 22 janeiro, envolvendo 60 administrações de 15 países parceiros das Américas e Caribe (AMS) e África Ocidental e Central (WCA), juntamente com quatro escritórios regionais de Ligação de Inteligência (RILO) da OMA. A ação também contou com a coordenação conjunta do Centro de Análise e Operações Marítimas-Narcóticos (MAOC-N) Europeu. No Brasil, além da ANAC, participaram da operação: Receita Federal (RF), que coordenou a ação no país, Polícia Federal (PF), Força Aérea Brasileira (FAB) e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
A iniciativa teve como objetivo combater as atividades do crime organizado transnacional, melhorar a eficácia dos controles na aviação geral, fortalecer cooperação e coordenação entre os países parceiros e instituições públicas e a União Européia e promover um fluxo regular e constante de informações entre os envolvidos.
A participação da ANAC na operação foi realizada pela ação conjunta com a Gerência de Inteligência e Fiscalizações de Aeronaves da Aviação Geral em quatro aeroportos (Guarulhos, Confins, Recife e Salvador). A atuação da ANAC possibilitou maior integração e sinergia entre os órgãos nacionais e internacionais, além de contribuir para o enfrentamento de ilícitos na aviação civil.