Analista de indústria ALTEA prevê que entrada em serviço do Gulfstream G700 poderá causar alta no mercado de jatos executivos usados, em 22.05.23


À medida que o mercado de jatos executivos usados diminui do ponto de vista de vendedor, analista da indústria de aviação-aeronaves executivas inglesa ALTEA está alertando que o segmento de ultralonga distância, e especificamente a Família Gulfstream, é um nicho a ser observado quando modelo G700 entrar em serviço ainda neste ano.

De acordo com o sócio da ALTEA Jean Sémiramoth, “sem obviamente mudar para um mercado de comprador – houve uma leve mudança em que as condições de mercado favorecem um pouco menos os vendedores”. Ao contrário do mercado frenético nos últimos dois anos, Sémiramoth observou que mais compradores estão prestando atenção às condições das aeronaves, histórico de danos, registros, inspeção pré-compra e condições de entrega. No entanto, Sémiramoth disse que a mudança foi antecipada.

Enquanto o mercado está “normalizando e caminhando para o equilíbrio”, outros fatores entrarão em jogo, como o G700 da Gulfstream se juntando à linha de aeronaves em serviço, observou ALTEA.

“Se a fabricante [Gulfstream] for capaz de entregar conforme planejado e com os números esperados, então poderemos ver a disponibilidade de G550 e G650/ER aumentar e os preços começarem a cair”, disse Andrew Butler, outro sócio da ALTEA. “Embora os estoques de ambos os Tipos tenham tem estado relativamente estável nos últimos seis meses, com a demanda permanecendo robusta, um esforço concentrado para entregar aeronaves G700 – devido aos atrasos na certificação – pode trazer uma mudança neste setor”.

Butler apontou que o número de jatos Gulfstream G550 no mercado de usados teve um salto de 300% quando as entregas do G650 aumentaram, “portanto, podemos ver uma ocorrência semelhante no mercado novamente – desta vez afetando potencialmente os Tipos G650/ER”.

Além disso, dada a lealdade à Família Gulfstream, os compradores do modelo G650 podem mudar para o G700 e depois se desfazer do modelo atual, o que pode diminuir os preços em geral dos jatos usados, sustenta a ALTEA.

De qualquer forma, vendedores e financiadores devem buscar orientação de avaliação adequada para limitar o risco, disse Sémiramoth. “Estamos trabalhando com vários proprietários e instituições financeiras para fornecer uma estimativa realista do valor de suas aeronaves nas condições de mercado vigentes e para ajudá-los a reconhecer os problemas e preocupações que os compradores em potencial provavelmente apontarão que podem impedir a perspectiva de um sucesso de revenda. [EL] – c/ fonte