Após EASA, FAA publica DA relativa a parafusos de fixação do estabilizador horizontal do monomotor turboélice Pilatus PC-12, em 03.11.20


A agência de aviação civil americana FAA publicou Diretiva de Aeronavegabilidade (DA/AD) para o monomotor turboélice PC-12, da suíça Pilatus Aircraft Ltd. Airplanes – nas versões PC-12/45, PC-12/47 e PC-12/47E – descrevendo e tratando de condição não-segura de parafusos de fixação traseira do estabilizador horizontal incorretamente fabricados (com falhas de produção, no tratamento térmico).

A nova Diretiva é a AD nº 2020-21-23, com data de efetividade em 07/12/2020.
https://rgl.faa.gov/Regulatory_and_Guidance_Library/rgad.nsf/AOCADSearch/AE871E9025A9B56D862586140053AB90?OpenDocument
https://rgl.faa.gov/Regulatory_and_Guidance_Library/rgad.nsf/0/ae871e9025a9b56d862586140053ab90/$FILE/2020-21-23.pdf

Conforme FAA, a DA foi motivada a partir de uma MCAI (Mandatory Continuing Airworthiness Information/Informação de Aeronavegabilidade Continuada Mandatória) emitida por autoridade de outro país para a identificação e correção de uma condição não-segura de um produto de aviação. A MCAI descreve a condição não-segura da fabricação inadequada/incorreta de parafusos da fixação traseira do estabilizador horizontal nos aviões da linha PC-12, que caso não corrigida pode vir levar à falha por fadiga dos parafusos e a perda de controle da aeronave.

Texto completo:
https://aib-el.com.br/site/faa-publica-da-para-parafusos-fixacao-estabilizador-horizontal-pilatus-pc-12-em-03-11-20/