Argus vendo operações de aviação executiva recuando desde 2022, puxada pela retração da atividade no EUA e na Europa, em 16.04.23


As operações aéreas de aeronaves executivas continuam diminuindo do ritmo “febril” de 2022, caindo 4,8% em março na base comparativa ano a ano, globalmente, com novas quedas projetadas para este mês, de acordo com a provedora de dados Argus International.

Ao divulgar seu último relatório de movimentação TraqPak, a Argus observou que a atividade da aviação executiva caiu 5,8% na América do Norte e 13,6% na Europa em março. A Arguns prevê que essas tendências de queda sigam para o tráfego de abril, com a previsão de queda de 8,9% nas operações de aeronaves executivas na América do Norte e de 16,9% na atividade na Europa, na comparação ano x ano.

Na América do Norte, no entanto, a atividade de voo aumentou 14,6% em relação a fevereiro, observou Argus, creditando os três dias adicionais no calendário, além da demanda mais forte. No entanto, em comparação com março de 2022, a atividade fracionada marcou o único ganho positivo, com alta de 6,4%.

A atividade do segmento de transporte público não-regular (por fretamento), pelo regulamento PART-135, “permanece no padrão de quedas estáveis de seus máximos históricos”, registrou a Argus, terminando na queda de 12% em março. A atividade do transporte privado, pelo regulamente PART-91, caiu 4,3%. Todas as quatro categorias de aeronaves (incluindo turboélices) caíram em março em relação ao ano anterior, com queda liderada pelas aeronaves médias, com recuo de 8,5%, e de aeronaves leves, com queda de 7,1% – nestas, no transporte PART-135, houve a queda mais significativa, de 18,2%. Por outro lado, as operações de aeronaves compartilhadas de aeronaves leves marcaram o maior ganho, com alta de 12,7%.

Na Europa, a atividade de aeronaves de cabine larga caiu 32,7% em relação a março de 2022, enquanto as aeronaves de cabine média mostraram o próximo declínio mais acentuado, de 8,6%. As operações de jatos leves e turboélices caíram em -3,0% e -1,1%, respectivamente.

No restante do mundo, a atividade em março aumentou 17,7% em relação ao ano anterior (março/2022), com a atividade de jatos de cabine larga se recuperando em 27,9%. À medida que a recuperação da pandemia continua nessas áreas, a Argus observa que as regiões correspondentes apresentaram ganhos mensais em sete dos últimos oito meses. [EL] – c/ fontes