Associação da Aviação Executiva Canadense planeja desenvolver regras alternativas para gerenciamento de risco à fadiga de pilotos, em 29.03.23
A CBAA – Canadian Business Aviation Association (Associação da Aviação Executiva Canadense) divulgou que os novos regulamentos do sistema de gerenciamento de risco de fadiga de piloto (FRMS – Fatigue Risk Management System) não funcionam para operações de serviço executivo não-regular. Assim, a organização planeja desenvolver uma alternativa de trabalho.
Após reunião da CBAA com os membros da autoridade Transport Canada, no final de janeiro, as duas partes concordaram que a associação desenvolveria um “projeto piloto” buscando encontrar um caminho melhor a seguir.
As revisões dos regulamentos de jornada de trabalho e de descanso para operadores de táxi-aéreo e transporte regional (commuter) de aeronaves com e sem turbina (CAR PART-704 e PART-703), entraram em vigor em 12 de dezembro de 2022.
“Nossa intenção é alavancar a ciência da fadiga, a tecnologia e um robusto sistema de gerenciamento de segurança (SMS) para encontrar um meio alternativo de conformidade”, divulgou a CBAA.
A Transport Canada divulgou que as mudanças incluem limites prescritos de tempo de vôo e de serviço que respeitam a pesquisa científica moderna e os padrões internacionais para limitar a quantidade de tempo que um tripulante pode permanecer no trabalho, e sistemas de gerenciamento de risco de fadiga que exigirão que os operadores demonstrem que qualquer variação nos limites de tempo de vôo e de serviço prescritos não afetará adversamente o nível de fadiga ou estado de alerta da tripulação de vôo. É este último requisito que o programa piloto do CBAA pretende atender. [EL] – c/ fontes