Autoridade de transporte do Canadá emite Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência para motores turboélice PW PT6A/E-64/66/67/68 relativamente a pás de turbina de potência de segundo estágio (PT2), em 18.02.24
A Transport Canada (TC) emitiu no dia 15 a Diretriz de Aeronavegabilidade (AD/DA) de Emergência CF-2024-05 cobrindo um grande número de motores à turbina (turboélice) PT6, da Pratt & Whitney Canada (P&WC).
A Diretriz tem data de publicação 15/02/2024, com data de vigor também 15/02/2024.
Link:
https://wwwapps.tc.gc.ca/Saf-Sec-Sur/2/cawis-swimn/AD_dl.aspx?ad=CF-2024-05&cn=CF&ft=pdf&l=E
Arquivo (“.PDF”):
https://wwwapps.tc.gc.ca/Saf-Sec-Sur/2/cawis-swimn/images/Files-Pdf-icon.png
A AD CF-2024-05 exige conformidade através da remoção das pás PT2 (Power Turbine – turbina de potência – segundo estágio) afetadas antes do próximo do vôo.
A Diretriz de Aeronavegabilidade (AD/DA) de Emergência CF-2024-05 aplica-se aos seguintes modelos (variantes) do motor PT6A/E-64/66/67/68:
- PT6A-64
———————- - PT6A-66
- PT6A-66A
- PT6A-66B
- PT6A-66D
- PT6A-66T
- PT6E-66XT
———————- - PT6A-67
- PT6A-67A
- PT6A-67AF
- PT6A-67AG
- PT6A-67B
- PT6A-67D
- PT6A-67F
- PT6A-67P
- PT6A-67R
- PT6A-67RM
- PT6A-67T
- PT6E-67XP
———————- - PT6A-68
- PT6A-68B
- PT6A-68C
- PT6A-68D
- PT6A-68T
Os números de série das pás afetadas estão listados numa tabela na Diretriz.
De acordo com a Diretriz, houve um reporte recente em serviço de falha de pá-lâmina (blade) PT2 em um motor PT6A-67. Além disso, ocorreram dois outros eventos de falhas de pá (blade) PT2 durante testes nas instalações da fabricante. As falhas das pás (blades) em todos os casos foram contidas.
O evento relativo ao reporte em serviço (In-service Report) “resultou na abortagem de decolagem”, divulgou a P&WC para a mídia AIN.
A falha das pás da PT2 pode levar à perda de potência do motor ou ao desligamento durante o vôo, resultando potencialmente na redução do controle do avião, observa a Diretriz.
Enquanto investiga a causa raiz dessas falhas, a P&WC determinou que as pás (lâminas) recém-fabricadas com número de peça (Part Number) PN-3056693-01 foram todas feitas da mesma matéria-prima e que acumularam menos de 25 horas de tempo de vôo desde novas (TSN).
Os números de série (SN) das pás afetadas estão listados numa tabela em ASB – Alert Service Bulletin (Boletim de Serviço de Alerta) da P&WC indicado conforme o modelo de motor afetado, conforme a especificação contida numa tabela da Diretriz, e também “acumularam menos de 50 horas de tempo de vôo desde a nova (TSN), ou desde inspeção em oficina, ou desde o reparo do segundo estágio da turbina de potência (power turbine)”. Estas lâminas devem ser removidas e substituídas, com a eliminação (descarte) das pás substituídas.
De acordo com a própria fabricante, a P&WC identificou recentemente uma ‘subpopulação’ limitada de motores PT6A e PT6E de alta potência que requerem substituição de peças antes de retorno ao serviço. A ‘população’ está limitada a peças de motor com menos de 50 horas de vôo (total, ou desde a última inspeção em oficina, ou tempo total desde o reparo da turbina de potência do segundo estágio) fabricadas a partir de um único lote de produto de origem.
Cerca de 5.000 lâminas feitas com matéria-prima suspeita foram afetadas.
A P&WC informa que cada motor PT6 tem 43 pás no segundo estágio-disco da turbina, mas cada motor pode ter uma ‘população’ de pás proveniente de várias matérias-primas (inventário misto).
A P&WC destacou que o problema com as pás PT2 “não está relacionado à granulometria de metal (“metal em pó”) – powder-metal.
A P&WC está trabalhando com fabricantes de aeronaves, operadores e a Transport Canada para emitir instruções de frota e programar manutenção”.
A P&WC estima que a substituição das pás afetadas deve levar de uma a quatro semanas. Operadores de aeronaves individuais com acesso limitado a instalações de revisão levarão cerca de quatro semanas, enquanto aqueles com maior acesso a oficinas poderão já dispor de seus motores em menos de uma semana.
Os Tipos de aviões equipados com os modelos de motor afetados pela DA afetados são, entre outros:
1 – Beechcraft King Air B300/350/350ER com remotorização Blackhawk XP67A (motorização PT6A-67A)
2 – Beechcraft 1900D (motorização PT6A-67A)
3 – Daher TBM-700 (motorização PT6A-64)
4 – Daher TBM-850/-900/-930/-940 (motorização PT6A-66D)
5 – Daher TBM-910 (motorização PT6A-66D)
6 – Daher TBM-960 (motorização PT6E-66XT)
7 – EMBRAER EMB-314 “Super Tucano” (motorização PT6A-68C)
8 – Epic G1000/G1000GX (motorização PT6A-67A)
9 – Piaggio P180 Avanti (motorização PT6A-66)
10 – Pilatus PC-12/45 (motorização PT6A-67B)
11 – Pilatus PC-12/47E [PC-12NG] (motorização PT6A-67P)
12 – Pilatus PC-12NGX (motorização PT6E-67XP)
13 – Pilatus PC-21 (motorização PT6A-68B)
14 – T-6A Texan II (motorização PT6A-68) [EL]