Bombardier faz novo acordo de longo prazo de cessão de espaço para projeto da Classic Lear Jet Foundation de restauração do primeiro Learjet 23 entregue a cliente, em 09.09.24
Por notícia de Curt Epstein, editor-sênior da mídia AIN, no dia 09, a Classic Lear Jet Foundation, uma organização de aficionados de Wichita/Kansas sem fins lucrativos ora empreendendo projeto de restauração para operação do primeiro Learjet 23 (o jato com registro de produção sn 23-003) entregue a cliente, assinou um acordo de longo prazo com a Bombardier que fornecerá espaço (hangar) para o projeto.
A fundação divulgou que a certeza do acordo acelerará enormemente o ritmo do projeto e agradeceu à cidade de Wichita pela sua cooperação no apoio à aprovação do acordo de sede do projeto de restauro.
O jato foi transferido para o Edifício 14, antigo hangar de entrega da Learjet, no Aeroporto Dwight D. Eisenhower/Wichita National (KICT), em maio de 2023, e desde então a fundação realizou diversos eventos e exibições da aeronave no local.
A maior parte da restauração do jato está sendo feita em uma baia no Edifício 14, com a última atualização de progresso do grupo observando que a remoção dos painéis do disjuntor da cabine revelou um conjunto de “espaguete” de fios não identificados, cada um dos para ser marcado (identificado) antes da remoção. Isso sinaliza o início da remoção da fiação principal da cabine de comando e da fiação restante da cabine, à medida que a fuselagem está preparada para o trabalho de remoção de todo o isolamento de espuma em spray, para a célula passar por uma avaliação estrutural completa. Além disso, a pintura externa será removida. Esse trabalho exigirá a movimentação da fuselagem para um compartimento diferente. [EL] – c/ fonte