Corretora de jatos executivos inglesa observa tendência de alta de estoque e queda de preços de jatos executivos usados e prevê cenário de mercado de jatos executivos mais equilibrado ainda neste ano, em 07.02.23
A corretora de jatos executivos com escritório em Londres Altea está observando uma tendência de alta no estoque de jatos executivos usados para venda e, consequentemente, está esperando uma queda dos preços em meio a um cenário de “ventos contrários” que afetam esse segmento de mercado.
O número de jatos usados à venda aumentou em 2022, de cerca de 700 no final de março para quase 2.000 no final do ano, de acordo com Jean Sémiramoth, sócio da Altea. “Este é um indicador de uma mudança de mercado em 2022”. Os fatores envolvidos nessa mudança incluem mercados de ações voláteis, aumento das taxas de juros, altos preços de energia e commodities, inflação e “subseqüentemente a sombra de uma desaceleração econômica iminente combinada com inflação contínua ou mesmo estagflação”, sustenta Sémiramoth. Outros fatores incluem “contínuas tensões comerciais, agitação geopolítica, além do fim de renúncia tributário – com a “depreciação fiscal de bônus” de 100% no EUA, bem como o aumento de preocupações ambientais e o atual movimento de constranger a aviação executiva por questões pró-meio ambiente.
No geral, a Altea espera ver um mercado de jatos executivos mais equilibrado ainda neste ano. Embora as carteiras de pedidos das fabricantes de jatos tenham crescido, a Altea acredita que algumas encomendas estão se tornando “disponíveis …, outro sinal de que o mercado está esfriando”.
Juntamente com os problemas da cadeia de suprimentos, as fabricantes não podem produzir aviões rapidamente, o que Andrew Butler, sócio da Altea, argumenta “isso é uma vantagem real e também nos ajudará a evitar a crise que todos ficaremos felizes em ver”. [EL] – c/ fontes