Dados do NTSB não mostram registro de acidente fatal no segmento do transporte privado com aeronaves compartilhadas (PART-91K), em 19.08.23


O articulista-contribuidor Gordon Gilbert da mídia AIN escreveu nota, no dia 15, exaltando que as operações de aeronaves compartilhadas – do transporte privado, reguladas pelo capítulo PART-91K – têm um registro de segurança excepcional, de acordo com o recém-expandido banco de dados de relatórios finais de acidentes do NTSB. Até o momento, não houve reporte de acidentes fatais e poucos eventos com ferimentos graves.

Entre 2006 e 2021, os dados do NTSB mostram que os operadores de compartilhamento (PART-91K)  estiveram envolvidos em 14 ocorrências entre acidentes não-fatais e incidentes graves. Apenas dois eventos resultaram em ferimentos graves aos passageiros.

O banco de dados do NTSB não arquiva registros e relatório de acidente/incidente do segmento PART-91K antes de 2006.

Numa das ocorrências de ferimentos graves, um passageiro quebrou uma costela quando a aeronave se deparou com turbulência de céu claro (CAT). A outra lesão grave ocorreu quando um passageiro escorregou e fraturou o tornozelo ao sair da aeronave. Ambos os eventos são classificados como acidentes devido à extensão das lesões.

Eventos resultando danos substanciais em aeronaves foram seis (acidentes): perda de controle no solo (LoC-G), derrapagem durante pouso, aquaplanagem com escape de pista durante pouso, retração não comandada do trem de pouso, colisão em vôo com um planador e “atropelamento” por um caminhão de degelo. Os 14 modelos de aeronaves envolvidos foram (5) Cessna Citation 560XL, (2) Bombardier Challenger 300, (2) Piaggio P180 AVANTI e (um de cada) Gulfstream G200, Cessna Citation Sovereign, Hawker 800XP, Pilatus PC-12 e Maule M7. [EL] – c/ fonte