DECEA anuncia instalação de equipamento ADS-B no aeroporto de Jacarepaguá (RJ), permitindo a recepção automática de dados como posição, velocidade, altitude e identificação das aeronaves, como medida visando redução de ruídos aeronáuticos localmente, em 22.06.25


Em nota postada no dia 18, o DECEA divulgou que, em reunião realizada no dia 16 na sede do Departamento no RJ, foram anunciadas novas medidas para redução dos ruídos aeronáuticos na região do Aeroporto de Jacarepaguá (SBJR), na zona oeste do Rio de Janeiro.

O encontro contou com a presença de oficiais-generais do DECEA e representantes dos poderes legislativo estadual e federal, destacando a importância da colaboração entre as instituições envolvidas.

Durante a reunião, o DECEA anunciou que irá instalar um equipamento ADS-B no aeroporto, permitindo a recepção automática de dados como posição, velocidade, altitude e identificação das aeronaves. Essas informações serão integradas ao Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ) e à Torre de Controle do Aeródromo de Jacarepaguá, operada pela empresa NAV Brasil. Essa integração possibilitará o acompanhamento do cumprimento das restrições de altura e, caso sejam identificadas irregularidades, será gerado um processo na Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER).

O chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, brigadeiro do ar André Gustavo Fernandes Peçanha, enfatizou a importância da ação integrada. “A instalação do ADS-B no aeroporto e a coordenação com o APP-RJ permitirão uma fiscalização mais eficaz, possibilitando ações corretivas em caso de descumprimento das normas, sempre com foco na segurança e melhor fluidez do tráfego aéreo”, afirmou.

A Petrobras anunciou ações para monitorar e orientar suas operações, com o objetivo de respeitar as rotas e altitudes estabelecidas.

Ao longo do encontro, também foi enfatizada a necessidade de que cada parte envolvida no processo, como a ANAC, a NAV Brasil (provedora de serviços de controle de tráfego do aeroporto) e a PAX Aeroportos (concessionária-operadora do aeroporto), cumpra com suas atribuições para alcançar os objetivos estabelecidos.

Essas ações complementam as medidas anunciadas em reunião que ocorreu no mês passado, como a criação de uma mesa de mediação com todas as instituições envolvidas e a realização de um mapeamento acústico da área sob responsabilidade da PAX Aeroportos.


No blog:

https://aib-el.com.br/decea-e-representantes-do-poder-legislativo-debatem-reducao-de-ruido-no-aeroporto-de-jacarepagua-no-rj-em-21-05-25/