DECEA/CGNA realiza 17ª reunião do Grupo Ad hoc Eficiência em Aeroportos em Minas Gerais, reunindo CINDACTA, operadoras aeroportuárias e cias. Aéreas, em 10.07.25

Em nota postada no dia 08, o DECEA divulgou que, por meio da sua unidade CGNA – Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, realizou a 17ª reunião do Grupo Ad hoc Eficiência em Aeroportos, entre os dias 01 e 03 de julho, em Confins (MG).
O encontro seguiu o planejamento estabelecido no programa de trabalho do Grupo de Estudos em Planejamento de Espaço Aéreo (GEPEA) e contou com o apoio da BH Airport, concessionária responsável pela administração/operação do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins – Tancredo Neves (SBCF).
Estiveram presentes 41 especialistas da área, entre eles, representantes do CGNA, dos Órgãos Prestadores de Serviços de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), de cias. aéreas, de concessionárias-operadoras de aeroportos, além de membros da Organização de Transporte Aéreo Internacional (IATA) e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR). Compareceram também, representantes dos aeroportos de Brasília, Confins, Afonso Pena, Porto Alegre, Recife, Salvador, Belém e Fortaleza, que compartilharam experiências e avanços locais.
Durante a reunião do Grupo de Trabalho, foram debatidos temas essenciais para a eficiência operacional nos aeroportos. Entre os principais assuntos abordados, destacam-se:
– o planejamento para a implementação do conceito RRSM – Reduced Runway Separation Minima (RRSM – Separação reduzida de pista mínima),
– a padronização dos textos para publicação da operação HIRO – High Intensity Runway Operations (HIRO – Operações de pista de alta intensidade), e,
– as apresentações dos aeroportos participantes sobre os ganhos operacionais obtidos em cada fase do estudo conduzido pelo grupo.
Os Comitês Locais apresentaram estudos relacionados ao indicador de desempenho taxi out adicional (KPI02), estabelecendo metas adequadas às especificidades de cada aeroporto. Foi ressaltado ainda o potencial do estudo como ferramenta de benchmarking, promovendo o intercâmbio de boas práticas e contribuindo para aumentar a eficiência nas operações aeroportuárias.
De acordo com o relator do grupo, 1º tenente controlador de tráfego aéreo Bruno Furtado Sá, a reunião representou um importante avanço nas ações de harmonização e eficiência operacional dos aeroportos integrantes. “Destaco o amadurecimento das discussões em torno do KPI02, com a proposição de metas específicas para cada aeroporto, respeitando suas realidades operacionais. Esse tipo de abordagem fortalece o espírito colaborativo do grupo e cria bases sólidas para uma melhoria contínua e mensurável das operações aeroportuárias”, afirmou o oficial.
A próxima reunião do grupo, conforme o cronograma do GEPEA, está programada para o período de 28 a 30 de outubro, nas instalações da Concessionária VINCI, do Aeroporto Dep. Luís Eduardo Magalhães (SBSV), em Salvador (BA).
A partir desse encontro, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus (AM), em concessão à VINCI, passará a integrar oficialmente o grupo, ampliando a representatividade regional e fortalecendo a troca de experiências entre os aeroportos participantes.