DECEA realiza reunião com a comunidade aeronáutica para tratar da alta temporada de tráfego aéreo no fim de ano, e o planejamento especial durante a alta temporada para aeródromos do litoral sul da BA, entre Ilhéus e Porto Seguro, em 27.12.24


Por nota postada no dia 17, o DECEA informa que, por meio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), realizou, no dia 16, uma reunião, de forma híbrida, com representantes da comunidade aeronáutica para tratar das medidas adotadas para a alta temporada de tráfego aéreo no fim de ano.

Na abertura, o comandante do CGNA, coronel-aviador Marcelo Franklin Rodrigues, enalteceu a importância do encontro. “Essa reunião visa apresentar as ações para promover o equilíbrio entre a demanda e a capacidade durante a alta temporada, mas também para ouvir as necessidades de nossos parceiros, pois precisamos trabalhar em conjunto e focados em um mesmo objetivo”, pontuou Franklin Rodrigues.

Na sequência, o chefe da Divisão de Operações do Centro, tenente-coronel aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, destacou a importância do trabalho de integração entre os diversos órgãos envolvidos. “O nosso objetivo é priorizar o processo de decisão colaborativa, para debater oportunidades de melhorias e adotar ações com menor impacto na circulação aérea do país, visando à segurança e fluidez do tráfego aéreo”, Gladulich afirmou. O tenente-coronel Gladulich apresentou as medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) para manter o balanceamento entre a demanda e a capacidade, envolvendo a coordenação entre os elos envolvidos.

Durante a alta temporada, no período de 21 de dezembro de 2024 a 06 de janeiro de 2025, o reforço nas equipes operacionais e nos órgãos de controle de tráfego aéreo será uma das ações implantadas com base no planejamento do CGNA, de acordo com a expectativa de demanda. Serão adotados, também, os Planos de Alternados e de Desvios em Condições Meteorológicas Severas (SWAP), iniciativas do CGNA em conjunto com as empresas aéreas e os aeroportos. A finalidade é orientar, de maneira estratégica, as ações a serem adotadas no nível tático, por ocasião de cenários operacionais com degradações que impliquem em elevado número de vôos alternados ou com condições meteorológicas severas que tenham a necessidade de evitar um determinado espaço aéreo.

Outro assunto em pauta foi o planejamento especial durante a alta temporada para [1] os aeródromos de Porto Seguro (SBPS) e (privado) Terravista (SBTV), em Porto Seguro, a 6,4 MN ao sul de SBPS, no extremo do litoral sul da Bahia, com o objetivo de manter a demanda ajustada à capacidade dos aeroportos, e [2] os aeródromos de Ilhéus (SBIL), a 98 MN ao norte de SBPS, e Comandatuba (SBTC), 32 MN ao sul de SBIL, também no litoral sul da BA, visando balancear o fluxo de tráfego aéreo que cruza a Terminal Porto Seguro, que é contígua, ao sul, da Terminal Ilhéus.


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