Em 2022, APAC (Ásia-Pacífico) tem ligeira contração de frota, para 1.196 aeronaves executivas, mas com aumento de jatos leves, em 16.03.23


A frota de jatos executivos na região da Ásia-Pacífico (APAC) diminuiu 30 aeronaves, ou 2,4%, para um total de 1.196 aeronaves, registrou a analista da indústria Global Sky Media. Em seu relatório de frota anual de 2022, a Global Sky informou que a APAC recebeu 89 aeronaves sendo 31 jatos de linha de produção e outras 58 aeronaves usadas, enquanto 119 jatos deram baixa da região.

A Global Sky Media atribuiu o mercado vacilante, pelo menos em parte, aos desafios contínuos da pandemia de Covid-19, agravados por interrupções na cadeia de fabricação e assistência. Isso moderou as atividades de fabricantes aeronáuticas e tudo isso afetou o custo, em aumento.

Quanto à composição e adições, de 89 aeronaves (31 aeronaves novas e 58 aeronaves usadas), a analista registrou que os modelos jatos leves (LJ) e muito leve (VLJ) tiveram uma expansão, puxada pelos modelos Pilatus PC-24 e Cessna Citation Mustang (C510). O segmento foi o único de crescimento da frota em 2022, com aumento de seis jatos (2,2) leve (LJ), para 278 aparelhos (23% da frota) e de oito jatos (10%) muito leve (VLJ), para 87 aparelhos (7% da frota).

A frota de jatos de cabine larga reduziu 15 unidades (2%), para 213 aeronaves (23% da frota); a frota de longo alcance diminuiu 17 aeronaves (4%), para 369 aeronaves (31% da frota).

A frota de aviões corporativos caiu em sete modelos (6%), para 102.

Com essa dinâmica de mudança da frota, a Textron ultrapassou a Bombardier como líder da frota na região com 323 unidades, participação de 27%. A Bombardier agora tem 315 aeronaves na região, participação de 26%, de acordo com a Global Sky.

Mais da metade das 20 maiores operadoras tiveram uma redução líquida no volume de vôo, mas seis tiveram crescimento.

Na região (APAC), a China continua sendo o maior mercado para jatos executivos, mesmo com uma redução de 11,2%, para 301 aeronaves, uma participação de 25,2%, em 2022. As frotas cresceram 7% líquidos na Austrália e na Índia em 2022, colocando os dois países nas posições seguintes de participação, a Austrália com frota de 221 aeronaves (18,5%) e Índia com frota de 148 aeronaves (12,4%). [EL] – c/ fontes