Em 2022, FAA acrescenta rotas de chegada otimizadas para economia de combustível e redução de emissão para 11 aeroportos, e a rede aeroportuária assim assistida soma 64 aeroportos, em 04.02.23
No dia 30, a agência FAA divulgou notícia que aviões com destino de Orlando, Kansas City, Omaha, Reno e seis aeroportos no sul da Flórida passarão a dispor de rotas de chegada otimizadas, com descida de altitude de cruzeiro até a aproximação final, para assim poupar combustível – “milhões de galões de combustível” – e reduzir emissão de carbono e de gases de efeito estufa.
“Estamos investindo em todo o sistema para oferecer aos passageiros a melhor experiência de viagem. A era das descidas descontínuas está chegando ao fim, proporcionando um pouso mais suave e economizando combustível no processo”, disse o administrador interino da FAA, Billy Nolen.
As novas Descidas de Perfil Otimizado – OPD (Optimized Profile Descent) eliminam com segurança a necessidade do procedimento tradicional descontínua, por etapa ou faseada alternando descida e nivelamento – em “escada” – é demandadora de maior consumo das aeronaves. Nos procedimentos de chegada tradicionais, as aeronaves nivelam repetidamente e requerem potência dos motores, resultando maior queima de combustível, e que os controladores de tráfego aéreo emitam instruções a cada etapa. Com descidas otimizadas, as aeronaves descem da altitude de cruzeiro para a pista numa trajetória verticalmente suave e contínua com os motores em baixa potência – quase em regime Idle.
Durante o ano de 2022, a FAA implementou novos OPD para os seguintes 11 aeroportos:
- Aeroporto Boca Raton (KBCT),
- Aeroporto Executivo Fort Lauderdale (KFXE),
- Aeroporto Internacional Kansas City (KMCI),
- Aeroporto para Aviação geral North Palm Beach County General (F45),
- Aeródromo Eppley Air Field, no Nebraska (KOMA),
- Base Aérea Offutt, no Nebraska,
- Aeroporto Internacional de Orlando (KMCO),
- Aeroporto Palm Beach County Park (KLNA),
- Aeroporto Internacional de Palm Beach (KPBI),
- Aeródromo Pompano Beach Airpark (KPMP), e,
- Aeroporto Internacional de Reno/Tahoe (KRNO).
Com essas novas descidas (OPD), a FAA estima que a indústria economizará mais de 90.000 galões (341.100 litros) de combustível em média e reduzirá as emissões de gases de efeito estufa em 27.000 toneladas anualmente. Essa mudança equivale ao combustível usado em 62 vôos de um Boeing 737 entre Nova York e Cleveland.
Os 11 aeroportos adicionais elevam o número total de aeroportos com os procedimentos OPD para 64.
Desde 2014, a FAA também desenvolveu procedimentos OPD nos aeroportos em:
- Atlanta,
- Charlotte,
- Cleveland,
- Columbus,
- Denver,
- Detroit,
- Fort Lauderdale,
- Houston,
- Las Vegas,
- Miami,
- Phoenix,
- Portland,
- norte da Califórnia,
- sul da Califórnia,
- Seattle,
- Tampa,
- Washington D.C, e outros.
Em seu Plano de Ação Climática para a Aviação, o EUA estabeleceu uma meta para atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa do setor de aviação americano até 2050. Para alcançar esta meta, a FAA fez as seguintes ações:
– concessão de US$ 100 milhões para pesquisa e dimensionamento de tecnologias de economia de combustível e reduções de ruído;
– concessão de US$ 327 milhões para eletrificação de equipamentos e veículos de aeroportos;
– investimento de US$ 35 milhões em universidades para ajudar a construir cadeias sustentáveis de abastecimento de combustível de aviação; e,
– conclusão de pesquisas e testes para questões de redução do consumo de combustível e o tempo de táxi. [EL]