Em 2022, FAA acrescenta rotas de chegada otimizadas para economia de combustível e redução de emissão para 11 aeroportos, e a rede aeroportuária assim assistida soma 64 aeroportos, em 04.02.23


No dia 30, a agência FAA divulgou notícia que aviões com destino de Orlando, Kansas City, Omaha, Reno e seis aeroportos no sul da Flórida passarão a dispor de rotas de chegada otimizadas, com descida de altitude de cruzeiro até a aproximação final, para assim poupar combustível – “milhões de galões de combustível” – e reduzir emissão de carbono e de gases de efeito estufa.

“Estamos investindo em todo o sistema para oferecer aos passageiros a melhor experiência de viagem. A era das descidas descontínuas está chegando ao fim, proporcionando um pouso mais suave e economizando combustível no processo”, disse o administrador interino da FAA, Billy Nolen.

As novas Descidas de Perfil Otimizado – OPD (Optimized Profile Descent) eliminam com segurança a necessidade do procedimento tradicional descontínua, por etapa ou faseada alternando descida e nivelamento – em “escada” – é demandadora de maior consumo das aeronaves. Nos procedimentos de chegada tradicionais, as aeronaves nivelam repetidamente e requerem potência dos motores, resultando maior queima de combustível, e que os controladores de tráfego aéreo emitam instruções a cada etapa. Com descidas otimizadas, as aeronaves descem da altitude de cruzeiro para a pista numa trajetória verticalmente suave e contínua com os motores em baixa potência – quase em regime Idle.
Durante o ano de 2022, a FAA implementou novos OPD para os seguintes 11 aeroportos:

  1. Aeroporto Boca Raton (KBCT),
  2. Aeroporto Executivo Fort Lauderdale (KFXE),
  3. Aeroporto Internacional Kansas City (KMCI),
  4. Aeroporto para Aviação geral North Palm Beach County General (F45),
  5. Aeródromo Eppley Air Field, no Nebraska (KOMA),
  6. Base Aérea Offutt, no Nebraska,
  7. Aeroporto Internacional de Orlando (KMCO),
  8. Aeroporto Palm Beach County Park (KLNA),
  9. Aeroporto Internacional de Palm Beach (KPBI),
  10. Aeródromo Pompano Beach Airpark (KPMP), e,
  11. Aeroporto Internacional de Reno/Tahoe (KRNO).

Com essas novas descidas (OPD), a FAA estima que a indústria economizará mais de 90.000 galões (341.100 litros) de combustível em média e reduzirá as emissões de gases de efeito estufa em 27.000 toneladas anualmente. Essa mudança equivale ao combustível usado em 62 vôos de um Boeing 737 entre Nova York e Cleveland.

Os 11 aeroportos adicionais elevam o número total de aeroportos com os procedimentos OPD para 64.

Desde 2014, a FAA também desenvolveu procedimentos OPD nos aeroportos em:

  1. Atlanta,
  2. Charlotte,
  3. Cleveland,
  4. Columbus,
  5. Denver,
  6. Detroit,
  7. Fort Lauderdale,
  8. Houston,
  9. Las Vegas,
  10. Miami,
  11. Phoenix,
  12. Portland,
  13. norte da Califórnia,
  14. sul da Califórnia,
  15. Seattle,
  16. Tampa,
  17. Washington D.C, e outros.

Em seu Plano de Ação Climática para a Aviação, o EUA estabeleceu uma meta para atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa do setor de aviação americano até 2050. Para alcançar esta meta, a FAA fez as seguintes ações:
– concessão de US$ 100 milhões para pesquisa e dimensionamento de tecnologias de economia de combustível e reduções de ruído;
concessão de US$ 327 milhões para eletrificação de equipamentos e veículos de aeroportos;
investimento de US$ 35 milhões em universidades para ajudar a construir cadeias sustentáveis de abastecimento de combustível de aviação; e,
conclusão de pesquisas e testes para questões de redução do consumo de combustível e o tempo de táxi. [EL]