Em fevereiro, atividade da aviação executiva tem redução no EUA e Europa, numa “calmaria” sazonal, segundo provedora de dados Argus, em em 10.03.23


O tráfego global da aviação executiva em fevereiro caiu 2,1% em relação na base anual (sobre fevereiro de 2022), como parte de uma “calmaria” sazonal esperada de acordo com os dados TraqPak divulgados nesta semana pela Argus International.

Em comparação com os totais de fevereiro de 2022, a atividade aérea da América do Norte caiu 3%. Entre os segmentos operacionais, apenas os vôos do segmento de compartilhamento na região tiveram aumento, subindo 7,9% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, a atividade do transporte por fretamento (PART-135) caiu 8,4%, seguida pelo segmento do transporte privado (PART-91) que declinou 1,6%. Todas as categorias de aeronaves tiveram redução da atividade de um dígito na América do Norte no mês passado.

Na Europa, a atividade no geral de aeronaves caiu 12,6% no em fevereiro (na base comparativa ano x ano), com a utilização de atos de cabine larga tendo uma redução de quase 30% na comparação ano a ano.

Para a África, Ásia, Austrália e América do Sul, os quase 56.000 vôos da aviação executiva no mês passado representaram um aumento de mais de 10% em relação a fevereiro de 2022.

“Fevereiro saiu bem próximo do que esperávamos, o que parece ser mais um sinal de estabilidade”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior de inteligência de mercado da Argus. “Embora o mês tenha sido mais fraco do que o fevereiro mais movimentado já registrado [2022], ainda está mais de 10% acima dos níveis pré-pandêmicos e cerca de 500 vôos a mais por dia em relação a janeiro. A maior área de preocupação é o miolo do PART-135”, completou Kuhn.

A Argus prevê que o tráfego na América do Norte e na Europa em março mês cairá 4,6% e 12,5%, respectivamente. [EL] – c/ fontes