Em reunião com a INFRAERO, prefeitura de Divinópolis (MG) trata da reforma do Aeroporto Brigadeiro Cabral, em 03.02.22


Fonte: g1 – 02/02/2022
A Prefeitura de Divinópolis divulgou nesta quarta (02) que foi realizada na semana passada uma reunião com a INFRAERO para tratar da execução dos projetos de reforma do aeródromo da cidade, o Aeroporto Brigadeiro Cabral.

Em 2019, a INFRAERO foi contratada pela Prefeitura de Divinópolis para gestão e operação do Aeroporto Brigadeiro Cabral. Os serviços previstos no contrato incluem a fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pouso/decolagem, pátio e taxiway durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros. À Prefeitura de Divinópolis cabe desempenhar os serviços de limpeza e conservação, vigilância e manutenção, bem como, os serviços de água, luz e telefonia e demais investimentos necessários.

Em 2020, foi firmado um contrato – entre a INFRAERO e a Prefeitura – para a execução de diversos serviços, com o objetivo de garantir o desenvolvimento e a retomada das operações de vôos regulares no terminal. Os trabalhos envolvem, entre outros, serviços técnicos de engenharia e meio ambiente, implantação de um sistema de gerenciamento de sinalização horizontal, reparos no sistema elétrico de emergência, elaboração de projeto básico para reforma, além das elaborações do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) e do Plano Básico de Zoneamento de Ruído (PBZR). Todos estes projetos estão em andamento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Luiz Angelo Gonçalves, contou que está otimista quanto à retomada dos vôos comerciais no aeroporto: “Estou confiante, diante desta nova etapa de execução dos projetos de reforma do Aeroporto. Estamos trabalhando incansavelmente para colocar tudo em ordem e dentro dos padrões exigidos e trazendo os vôos comerciais para a cidade de Divinópolis”.

Em elevação de 2.636 pés, o aeródromo público Brigadeiro Cabral (SNDV) tem pista (17/35) de 30 x 1.539 m. de asfalto, com resistência de pavimento PCN 20 e resistência de subleito média. O aeroporto tem homologação para operação VFR/Diurna e Noturna. O aeródromo já conta com ERAA (Estação de Radiodifusão Automática de Aeródromo), para informação de meteorologia, sendo disponível reportes METAR/SPECI.