FAA publica “Preocupação de Aeronavegabilidade” concernente a falhas e trincas/fissuras em manete de potência da linha Cirrus SR20/SR22/SR22T, após ocorrência de ruptura de uma manete durante decolagem e a constatação em inspeção de 24 manetes com danos numa frota SR-20 de operador de treinamento de vôo, em 28.08.24


No dia 16 de agosto, a FAA (através da unidade FAA Safety Team/FAASTeam) publicou Nota de Segurança – NOTC3822 – com objeto “Power Lever Failure and Cracking on Cirrus SR20/SR22/SR22T” (Manete de potência – falha e trinca – no Cirrus SR20/SR22/SR22T).

A “NOTC” informa que a FAA está investigando um reporte de falha na alavanca de potência em um avião (monomotor a pistão) Cirrus SR20. Enquanto avançando a manete para posição de aceleração/potência máxima (Full Throttle) em preparação para decolagem, a manete de potência “quebrou” e o piloto abortou a decolagem. O operador da frota inspecionou aeronaves adicionais e encontrou fissuras/trincas em diversas manetes por meio de inspeções visuais e com corante penetrante. A horagem (horas de utilização –  horas de vôo) das aeronaves na frota variava de 2.900 a 3.900 horas. As aeronaves são utilizadas em ambiente de treinamento e acumulavam em média 12 mil a 15 mil pousos.

A Divisão de Segurança Operacional da FAA emitiu recentemente uma Folha de Preocupação de Aeronavegabilidade (ACS – Airworthiness Concern Sheet) – “ACS Cirrus Power Lever Failure”, ou Falha da manete de potência em Cirrus – para destacar esta preocupação nesta condição e a investigação em andamento, incluindo fotografias das peças com falhas e peças quebradas. A FAA recomenda que os operadores inspecionem a manete de potência dos aviões Cirrus SR20/SR22/SR22T e forneçam informações, incluindo descrição dos danos, com fotos possíveis, número de série do avião, tempo de serviço e qualquer substituição anterior do conjunto acelerador ou da manete de potência.

ACS Cirrus Power Lever Failure (Falha da manete de potência em Cirrus) – 16/08/2024:
https://www.faasafety.gov/gslac/ALC/libview_normal.aspx?id=401430


Texto completo:

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