Figura renomada da aviação americana – ex-líder do Comando de Treinamento e Instrução Aérea da USAF -, Lloyd “Fig” Newton promove que operadores não devem evitar questões de segurança, em 23.03.23


Apontando para a recente onda de perda de separação de aeronaves, e conflitos de “quase colisão”, envolvendo aeronaves do transporte comercial, e outras ocorrências que ganharam espaço no noticiário neste ano, o general (reformado) Lloyd “Fig” Newton palestrou no Simpósio de Segurança da ACSF – Air Charter Safety Foundation (Fundação de Segurança Operacional do Transporte por Fretamento)  nesta terça dia 21, e disse aos participantes do evento que os operadores precisam se concentrar em questões de segurança.

“Provavelmente há algumas pessoas em nossa comunidade que diriam: Não somos nós. Esses são os outros caras. Eles são os únicos que estão tendo problemas lá fora”, disse “Fig” Newton para a platéia, formada principalmente por fornecedores de fretamento, operadores corporativos e especialistas em segurança. E alertou: “Não é assim que funciona em nosso mundo e no mundo da aviação. Porque posso garantir, se há um problema em qualquer lugar na aviação, há um problema em toda a aviação. Não podemos evitar isso. Você está apenas se enganando se tentar isso”.

Lloyd “Fig” Newton é ex-líder do Comando de Treinamento e Instrução Aérea da Força Aérea do EUA (USAF), ex-piloto de caça e membro da equipe de demonstração aérea dos Thunderbirds, da Força Aérea americana.

Na apresentação com título “Desenvolvendo uma Cultura de Aviação Sustentável”, “Fig” Newton acrescentou que o simpósio de segurança da ACSF era “muito oportuno” à luz dos eventos recentes.

Ele apontou para a cúpula de segurança promovida pela FAA na semana passada e elogiou as questões difíceis que o administrador interino da agência da aviação civil americana, Billy Nolen, e o ex-presidente do NTSB, Robert Sumwalt, que hoje é diretor executivo da ERAU – Embry-Riddle Aeronautical University, cobraram da indústria sobre o que está acontecendo e o que os dados estão ‘dizendo’. “Acho que um pouco disso vai sair à medida que avançamos”, disse “Fig” Newton.

Fig” Newton firmou posição que o EUA tem o sistema de aviação mais seguro do mundo, mas acrescentou: “temos que estar sempre olhando para o que vem a seguir, o que devemos fazer para estarmos preparados para o próximo evento”. “Fig” Newton destacou que o que a indústria faz é inerentemente perigoso, “mas o que nós … profissionais aqui fazemos, nós o tornamos seguro”.

De acordo com “Fig” Newton, os profissionais da indústria devem garantir que a aviação seja segura não apenas na opinião deles, mas também do público, ele ressaltou. “Não faz nenhuma diferença realmente o que pensamos. Se o público e seus clientes acham que você não está seguro, então temos um grande problema”, ele estabeleceu.

Quanto à criação de uma cultura de segurança da aviação sustentável, Newton citou questões e temas  comuns que acompanham-na: liderança, confiança, comprometimento e padrões.

A liderança deve assumir um papel forte e não tratar a segurança como uma medida complementar, apontou “Fig”. Para ele, a confiança é fundamental tanto para os líderes quanto para os funcionários porque um forte ambiente de segurança surge da cultura certa. “É preciso haver um compromisso com essa cultura que nasce do profissionalismo”, disse “Fig”, quanto ao tema de comprometimento.  Quanto a padrões, “Fig” concluiu que os padrões precisam ser mais elevados, tais como um cenário de como zero acidente. [EL] – c/ fontes