Honeywell apresenta solução para produção SAF de baixo carbono, o efuel UOP eFining, e já capta primeiro cliente, em 21.05.23


A Honeywell está apresentando uma solução para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) de baixo carbono (SAF), com o sistema UOP eFining – e já garantiu seu primeiro cliente para a nova tecnologia, a HIF – Highly Innovative Fuels Global.

Produtora de SAF com sede em Houston (EUA), a HIF planeja usar o o sistema UOP eFining em sua segunda instalação de eFuel – eletrocombustíveis, também conhecidos como e-combustíveis, uma classe de combustíveis sintéticos -, em escala comercial no EUA, que deverá ser a maior instalação de eSAF do mundo. A refinaria da HIF será capaz de reciclar aproximadamente dois milhões de toneladas de CO2 capturado para produzir aproximadamente 11.000 barris de eSAF por dia até 2030.

O sistema UOP eFining utiliza recursos renováveis para produzir um tipo de combustível sintético para aviação conhecido como eFuel, ou eletrocombustível, que basicamente combina hidrogênio “verde” – produzido em eletrolisadores usando energia renovável e água – com CO2 para produzir metanol, que pode então ser convertido em combustíveis como SAF, gasolina e diesel. De acordo com a Honeywell, o sistema UOP eFining reduz as emissões de gases de efeito estufa do ciclo de vida em 88% em relação ao querosene aeronáutico fóssil (QAv) – JET-A.

“Como líder em tecnologia de combustível renovável, a Honeywell reconhece que a criação de tecnologias que usam novas matérias-primas é vital para a descarbonização a longo prazo do setor de aviação”, disse Lucian Boldea, presidente e CEO da Honeywell Performance Materials and Technologies. “A capacidade de usar CO2 prontamente abundante para produzir SAF é uma oportunidade de transformação para este mercado. Adicionando UOP eFining às nossas tecnologias existentes de Ecofining [refino ecológico] e etanol para [motores a] jato, a Honeywell agora oferece várias rotas para o mercado para atender à demanda crescente por combustíveis renováveis, incluindo SAF”, falou Boldea. [EL] – c/ fonte