INFRAERO prestará serviços de engenharia para o Aeroporto de Caçador/SC, em 10.05.22
Conforme notícia postada no seu portal no dia 05, a INFRAERO divulgou que foi contratada pela Prefeitura de Caçador (SC) para a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia no Aeroporto Municipal de Caçador – Dr. Carlos Alberto da Costa Neves (SBCD), que dista cerca de 140 MN a NW de Florianópolis (SBFL), e a 69 MN a NW de Lages (SBLG), 95 MN a NE de Chapecó (SBCH) e 125 MN a SW de Curitiba (SBCT), na FIR Curitiba (SBCW) – jurisdição do CINDACTA-I.
O contrato firmado prevê apoio à fiscalização do projeto executivo e da execução de obras de engenharia para readequação da faixa preparada e de recapeamento da pista principal (pouso/decolagem) do aeroporto. O prazo para realização dos trabalhos é de 15 meses (01 ano e 3 meses) após a emissão da Ordem de Serviço, incluindo o período para acompanhamento do recebimento/comissionamento da obra.
O aeroporto de Caçador (SBCD) é objeto de convênio de transferência do Estado para o município. Em elevação de 3.376 pés, o aeroporto tem pista (02/20) de 30 x 1.625 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 25 e resistência de subleito alta. O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna – mas não conta com procedimentos de operação IFR.
A pista é dotada de sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI na cabeceira 02 (com funcionamento em dois períodos – 10:00-13:00Z (07:00-10:00LT) e 19:00-22:00Z (16:00-19:00LT), de 2ª até 6ª, exceto feriados – ou por solicitação. A pista (pouso/decolagem) conta com sistema de balizamento básico, com luzes de cabeceira e luzes laterais ao longo da pista a cada 60 m., e também as luzes laterais (de bordo) da taxiway para o pátio de parqueamento de aeronaves.
O superintendente de Engenharia da INFRAERO Bruno Velloso destaca a capacidade da empresa aeroportuária de oferecer um portfólio diversificado de serviços, que são ajustados às necessidades específicas de cada aeroporto. “Temos vasta experiência no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária e queremos aplicar esse conhecimento na expansão da aviação regional do país”, pontuou Bruno.
Em fevereiro deste ano, a INFRAERO já havia firmado outra parceria com a prefeitura de Caçador para realização de curso Básico em Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC) e para execução de manutenção preventiva no aparelho e portal de Raio-X do aeroporto.