Inibição-desabilitação alerta sonoro sistema TWAS e acidentes CFIT, em 21.05.23


A FAA publicou a InFO (Information For Operators/Informação para Operadores) n° 23003, com data de 23/03/2023, com o assunto de “Terrain Awareness and Warning Systems (TAWS) Nuisance Alerts”, ou alertas inconvenientes de TAWS (sistema de consciência e alerta de proximidade de terreno).

InFO n° 23003 – 23/03/2023:
http://www.faa.gov/other_visit/aviation_industry/airline_operators/airline_safety/info/all_infos/info23003

O propósito da InFO é prestar informação a operadores dos riscos associados à distração e complacência provocada pelo uso rotineiro do recurso de inibição (desabilitação) do sistema TAWS, e também se destinar a garantir que operadores entendam a importância de dispor de procedimentos e treinamento para o uso do botão de inibição (desabilitação) – inhibit switch – dos alertas sonoros “incômodos” do sistema TAWS.

Em histórico, o NTSB emitiu recomendações de segurança tratando de evento CFIT (de vôo controlado contra terreno).

A recomendação de segurança NTSB A-18-014 recomenda a FAA trabalhar junto com operadores aéreos detentores de homologação PART-135 (transporte público não-regular) que operam vôo em regra VFR em área montanhosa/relevo elevado e acidentado em altitudes abaixo do “gabarito” de segurança – altitude abaixo da altitude de separação de terreno e obstáculo pela Classe TAWS requerida para aeronave – para:

  • garantir que o setor de gerenciamento de operações de vôo e os pilotos estejam cientes dos riscos associados à distração/subestimação para alertas de incômodo contínuos e complacência causados pelo uso rotineiro do recurso de inibição de alerta de proximidade de terreno;
  • revisar os procedimentos dos operadores para garantir que incluam mitigação de risco para uso do botão de inibição (desabilitação) – inhibit switch – dos alertas sonoros do sistema TAWS.

A Recomendação de Segurança do NTSB A18-014 consta do relatório de investigação de um acidente CFIT, em outubro de 2016 (02/10/2016), em Togiak, no Alasca (EUA), com um monomotor turboélice Cessna 208B Grand Caravan operado pela Hageland Aviation, em vôo sob a marca Ravn Connect (#3153), com três ocupantes (um passageiro e dois pilotos), decolado do Aeroporto de Quinhagak (PAQH), no Alasca, na costa da Baía de Kuskokwin, com destino do Aeroporto de Togiak (PATG), também no Alasca, na costa da enseada de Togiak (na Baía de Bristol, ao sul), a cerca de 61 MN a SE em rota sobrevoando terreno. No setor sul-oeste do Alasca, Quinhagak (PAQH) e Togiak (PATG) são localidades remotas distantes 362 MN a SW-W e 327 MN a SW de Anchorage (PANC). O avião partiu às 11:33 do horário local de verão do Alasca, seguindo cruzeiro à baixa altitude (e altura) em operação em VFR. Às 11:57, o avião colidiu com uma elevação – um paramento íngreme – em ponto a cerca de 10 MN a noroeste do Aeroporto de Togiak (PATG). Os dois pilotos (PIC e SIC) e o passageiro morreram, e o avião foi destruído.


Texto completo – com a InFO da FAA e uma síntese da investigação do acidente em referência pelo NTSB:

https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2023/06/Inibicao-desabilitacao-alerta-sonoro-sistema-TWAS-e-acidentes-CFIT-Info-FAA-e-CFIT-Cessna-Caravan-no-Alasca-23.03.2023.pdf