Líderes da aviação geral têm forte atenção e participação na Cúpula de Segurança da FAA, em 23.03.23


Durante a Cúpula de Segurança da FAA, que aconteceu no dia último dia 15, os líderes do segmento da aviação geral participaram tanto da sessão pública de abertura quanto de uma sessão a portas fechadas com o objetivo de discutir os desafios que o segmento enfrenta atualmente e determinar meios para melhorar a segurança das operações do segmento.

A sessão pública foi aberta pelo secretário do Departamento de Transportes, Pete Buttigieg, pelo administrador interino da FAA, Billy Nolen, e pela presidente do NTASB, Jennifer Homendy.

O painel de discussão que se seguiu compreendeu, em parte, informações do presidente e CEO da NBAA (a associação da aviação executiva nacional-americana), Ed Bolen, do ex-presidente do NTSB, Robert Sumwalt, e do administrador interino da FAA, Nolen. Neste painel, Bolen enfatizou a importância do segmento da aviação geral, destacando que o segmento é o principal campo de treinamento de pilotos e técnicos de aeronaves. Bolen afirmou também que a maioria das tecnologias de segurança se origina em operações da aviação geral.

Uma sessão de abertura de “porta fechada”, no período vespertino, foi liderada pelo presidente e CEO da GAMA (a associação das fabricantes aeronáuticas da aviação geral), Pete Bunce, e pelo vice-diretor executivo de investigação e prevenção de acidentes para segurança da aviação da FAA, Warren Rudolph. Esta sessão exclusiva contou com a participação ativa de vários líderes de governo e da indústria representando organizações como a NBAA, a AEA (associação de eletrônica aeronáutica), a AOPA (a associação de proprietários-pilotos de aeronaves), a EAA (a associação de aeronaves experimentais), a FSANA (a associação de escolas de vôo da América do Norte), a HAI (a associação internacional de helicópteros), a ICAS (International Council of Air Shows – Conselho Internacional de Show Aéreo), a CAF (Commemorative Air Force – Força Aérea Comemorativa), a NATA (a associação nacional de transporte aéreo), a NASAO (a associação nacional de representantes/servidores da aviação do Estado) e outrem, incluindo representantes da FAA e NTSB.

Em retrospecto, pela mídia AeroNews, na última década a indústria da aviação geral enfatizou fortemente o avanço e a melhoria da segurança da aviação que, levando em consideração a recente e significativa redução nas taxas de acidentes de aeronaves, provou ser eficaz.

Nas discussões da Cúpula, as partes interessadas da aviação geral delinearam meios para continuar desenvolvendo a tendência de segurança predominante e forneceram pontos de vista em relação ao envolvimento da comunidade do segmento com reguladores e caminhos pelos quais esse envolvimento pode beneficiar toda a indústria da aviação.

Durante a sessão vespertina da Cúpula, o diretor do escritório de Segurança da Aviação do NTSB, Tim LeBaron, discutiu a necessidade premente de uma melhor colaboração entre a FAA, o NTSB e as fabricantes de motores para melhorar a coleta de dados pertinentes às investigações de falha de perda de potência de motor com o maior objetivo de diminuir o número deste tipo de evento. LeBaron opinou que a aquisição de melhores dados deveria obrigar o Comitê Conjunto de Segurança da Aviação Geral (GAJSC – General Aviation Joint Safety Committee) a explorar meios para diminuir a taxa de tais eventos.

Richard McSpadden, vice-presidente sênior do Instituto de Segurança Aérea (Air Safety Institute), da AOPA, afirmou que a segurança da aviação geral se beneficiou da colaboração de conjunto NTSB/FAA para acelerar as investigações de acidentes e recomendar relatórios imediatamente ao Comitê Conjunto de Segurança da Aviação Geral (GAJSC) e à Equipe de Segurança de Helicópteros dos EUA (USHST). para análise. McSpadden discutiu a co-dependência dos cinco elementos-chave da segurança da aviação geral – [1] cultura, [2] conhecimento, [3] treinamento, [4] proficiência e [5] equipamento – e enfatizou a necessidade de avaliação da relação custo-benefício do programa WINGS (iniciativa voluntária de treinamento/proficiência e segurança de pilotos), da FAA, e os efeitos adversos do pós-COVID de erosão de experiência e conhecimento em toda a indústria da aviação geral.

O vice-presidente de operações, segurança e proteção da GAMA, Jens Hennig, que organizou a sessão de abertura do painel da aviação geral, destacou o importante papel que a tecnologia desempenha no fornecimento de melhor consciência situacional para os pilotos – incluindo aviônicos nas plataformas de vôo das aeronaves e equipamentos de solo.

O vice-presidente de assuntos regulatórios da EAA, Sean Elliott, observou que a redução significativa de acidentes fatais na comunidade de aviação experimental-construção amadora nos últimos 12 anos foi alcançada com pouca ou nenhuma nova regulamentação – obtendo sucesso, em vez disso, por meio de divulgação e aprimoramentos de políticas promulgada em colaboração com as partes interessadas do setor por meio de programas como o Additional Pilot (“piloto extra”), de 2014, e as iniciativas do Flight Test Manual (Manual de Teste de Vôo), de 2018. Elliott afirmou, também, que a indústria da aviação geral precisa de caminhos adicionais para implantar nos cockpits de aeronaves do segmento da aviação geral tecnologia de aprimoramento de segurança.

O COO da NATA Keith DeBerry aplaudiu os esforços da FAA para apoiar o desenvolvimento e implementação do SMS dentro da comunidade do segmento do transporte público não-regular – PART-135 -, o foco contínuo da agência em ocorrências de incursão de pista e seus esforços para resolver problemas de força de trabalho em todo o setor aeroespacial. A NATA defendeu sua posição que o aumento da prevalência de programas de SMS beneficiará todo o Sistema Nacional de Espaço Aéreo (NAS) do EUA.

O presidente e CEO da HAI, James Viola, pediu a restauração do financiamento total para o programa de “câmeras meteorológicas” da FAA – cujo orçamento preliminar foi alvo de cortes. Adicionalmente, Viola pediu união e colaboração aprimoradas com a Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e as partes interessadas em drones, e propôs a fusão do USHST e da Equipe de Segurança de Drones.

A necessidade de prolongar e expandir o planejamento pré-vôo, a consciência situacional e a tecnologia de tomada de decisão aeronáutica inerente ao programa de “câmeras meteorológicas”, particularmente em áreas impossibilitadas de acessar fontes tradicionais de reportes e informe meteorológicos, foi repetida por vários representantes da indústria da aviação geral.

O CEO da NASAO (a associação nacional de representantes/servidores da aviação do Estado), Greg Pecoraro, falou sobre o valor da tecnologia como um complemento à segurança operacional, citando a importância de expandir o programa de “câmeras meteorológicas”, da FAA, e implementar um uso mais amplo de sistemas de torres remotas. Pecoraro observou que a introdução ampliada das tecnologias mencionadas aumentaria significativamente a conscientização sobre as condições operacionais nos aeroportos dedicados à aviação geral.

O presidente e CEO da ICAS (International Council of Air Shows – Conselho Internacional de Show Aéreo), John Cudahy, discutiu as iniciativas de segurança dentro da comunidade de shows (demonstrações) aéreos do EUA, incluindo [i] a adoção compulsória e abrangente de Sistemas de Gerenciamento de Segurança (SMS – Safety Management System), [ii] uma colaboração de longa data entre a FAA e o ICAS em um programa piloto de avaliação bem-sucedido, e [iii] um novo programa de coleta/análise de dados. Cudahy afirmou enfaticamente que a comunidade de shows aéreos demonstrou que o SMS pode ser usado com sucesso em aplicações e circunstâncias atípicas.

O CEO e presidente da CAF (Commemorative Air Force – Força Aérea Comemorativa), Hank Coates, falou sobre as consequências do trágico acidente aéreo da colisão aérea entre um B-17 e um P-63 e o recente lançamento da Associação de Operadores Profissionais Warbird (aeronaves de combate aéreo) A organização busca promover o profissionalismo, gerando educação, padronização e metodologias de segurança que conduzam à promoção da sustentabilidade, à mitigação de riscos e à prevenção de regulamentações desnecessárias e irresponsáveis.

Adicionalmente, os participantes da Cúpula enfatizaram a importância dos esquemas de relatórios voluntários existentes, como o ASRS – Aviation Safety Reporting System e o ASAP – Aviation Safety Action Program (ASAP), que ajudam a identificar vulnerabilidades sistêmicas.

Na conclusão da sessão, os líderes da aviação geral enfatizaram novamente o tremendo benefício de segurança da implantação contínua de “câmeras meteorológicas”, da FAA, e reiteraram a necessidade de fortalecer ativamente as forças de trabalho da FAA e da indústria do segmento (da aviação geral). A escassez aguda de DPE – Designated Pilot Examiner (Examinador de Piloto Credenciado, ou “checador”), em muitas partes do país (EUA), e a necessidade de padronização dentro das “fileiras” do quadro de DPE foi apresentada como uma questão de vital importância para a comunidade da aviação geral. [EL] – c/ fontes