MINFRA divulga investimento em sistema de iluminação do Aeroporto de Fernando de Noronha/PE, em 19.04.22


O Ministério de Infraestrututra (MINFRA) divulgou, em nota postada no seu portal no dia 13, a implantação de um novo sistema de iluminação no Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN), em PE, visando mais segurança operacional nas operações de pouso e decolagem noturnas com equipamentos ambientalmente sustentáveis, compatíveis com os requisitos de preservação de parque marinho e santuário ecológico do arquipélago.

O novo sistema se compõe de sistemas de luzes de aproximação simples, de obstáculos autônomos, com tecnologia de lâmpadas LED voltada para aplicação em auxílios à navegação aérea. A execução seguiu cuidadosamente em conformidade com o Licenciamento Ambiental, protegendo o parque marinho e santuário ecológico, importante destino turístico nacional e internacional.
A instalação dos equipamentos é resultado da execução de um Termo de Compromisso celebrado entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco. Foram investidos R$ 5,1 milhões para a implantação dos equipamentos, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

A princípio, o sistema atenderá emergências ou operações de salvamento na região, podendo se estender às demais operações aéreas, a depender de autorizações ambientais específicas no futuro. Os equipamentos são autônomos, funcionam a partir de energia solar e sistemas de baterias de baixa manutenção e de longa vida útil.

Conforme informação em ROTAER, operações de aeronaves civis fora do horário de funcionamentos dos órgãos operacionais aeroportuários deverão ser requeridas ao CINDACTA-III (responsável pela FIR-Recife/SBRE) durante horário do expediente administrativo e mediante documento enviado por meio eletrônico com antecedência mínima de 48 horas ao horário de operação pretendido, além de autorização emitida pela administração do arquipélago.

O Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN) dista 297 MN a nordeste de Recife (SBRE), e 249 MN de João Pessoa (SBJP) e 210 MN de S. Gonçalo do Amarante/Natal (SBSG).

Com pista (12/30) de 45 x 1.845 m. de asfalto, com resistência de pavimento PCN 30, o aeroporto (SBFN) tem homologação para operações VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna (havendo procedimentos IFR de saída e aproximação de não-precisão, para as duas cabeceiras). A operação aérea conta com [i] serviço de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS), em expediente parcial de 10:00-21:30Z (07:00-18:30LT) diariamente, operando remotamente a partir do ACC-Recife, e [ii] serviço de informação de tráfego aéreo de Terminal/Aeródromo automatizado (ATIS), com funcionamento de 08:00-22:00Z (05:00-19:00LT).

Conforme ROTAER, a pista é dotada das luzes de cabeceiras (12 e 30), das luzes laterais ao longo da pista (12/30) a cada 60 m. e as luzes laterais da pista de taxiamento, e mais sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI na cabeceira 12.