MINFRA e INFRAERO inauguram obra de área de segurança/escape com EMAS em Congonhas/SP, em 29.03.22


Solenidade realizada no dia 25 (sexta) marcou a entrega de uma série de investimentos realizados ao longo dos últimos três anos, com recursos federais, no Aeroporto de Congonhas (SBSP), na capital paulista.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MINFRA) e da INFRAERO, investiu R$ 222 milhões provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC) na aquisição de novos equipamentos e renovação de estruturas para prover maior segurança operacional do terminal aéreo, elevar o nível dos serviços prestados e permitir a retomada dos vôos da aviação geral de/para o exterior.

A principal entrega (ao momento) foi aplicação da tecnologia EMAS (Engineered Material Arresting System, ou sistema de material de engenharia de retenção) em área de escape na cabeceira da pista 17R do terminal. De acordo com o cronograma original, a entrega seria em maio, mas foi possível encerrar os trabalhos com dois meses de antecedência. Mas até o fim de maio, conforme o prazo estabelecido em contrato, será concluída a área de escape com EMAS na cabeceira 35L.

A área de segurança com a tecnologia EMAS consiste na instalação de blocos de concreto deformáveis frente ao acesso/deslocamento de uma aeronave após a ultrapassagem dos limites da pista, atuando para absorção e desaceleração da aeronave.

No aeroporto de Congonhas, foram investidos R$ 122,5 milhões (cerca de 55% do total do recurso público oriundo do FNAC para obras de melhorias aeroporto paulistano) para implantar o sistema EMAS, nas cabeceiras 17R, com uma área de escape de 72 m. x 47,4 m. de dimensão, e 35L, com área de escape de 64 m. x 47,4 m.


Texto completo:

https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2022/04/MINFRA-e-INFRAERO-inauguram-area-seguranca-escape-com-EMAS-em-Congonhas-SP-em-29.03.22.pdf