Operadores aéreos precisam estar atualizados das regras de inspeção de rampa da Europa (pela EASA), em 09.05.23
Com os requisitos da União Européia para inspeções de aeronaves em rampa agora em evolução, a NBAA juntou-se recentemente a outros grupos e reguladores em um fórum de indústria – RAMP Industry Forum – organizado pela EASA.
Os participantes analisaram as melhores práticas e como os novos requisitos para Avaliações de Segurança de Aeronaves Estrangeiras (SAFA – Safety Assessments of Foreign Aircraft) poderiam impactar as operações diárias.
Os requisitos de SAFA se aplicam a aeronaves de aviação comercial e da geral; de cerca de 10.000 inspeções por ano realizadas nos Estados-membros da UE, apenas cerca de 5 a 7% estão segmento do transporte da aviação geral.
O fórum concentrou-se em novos aspectos do processo, como testes de alcoolimetria (álcool no sangue) para tripulantes (pilotos), armazenamento de baterias de íon-lítio e condições de fixação de componentes parafusadas/rebitadas e coladas.
Os reguladores têm trabalhado para estabelecer limites seguros para quantos “fechos” ausentes nos painéis externos podem ser tolerados antes que um vôo seja cancelado. “Recomendamos que qualquer pessoa que voe para um Estado-membro participante realize uma [verificação] completa antes do vôo para garantir que todos os parafusos, rebites e fixadores estejam no lugar nos painéis externos”, aconselhou o diretor de operações e regulamentos de vôo da NBAA, Brian Koester.
Na maioria dos casos, as baterias de íon-lítio e os dispositivos eletrônicos que contêm estas baterias devem ser transportados na cabine junto com a bagagem de mão do passageiro. A NBAA está pedindo aos operadores que revisem seu programa de armazenamento de mercadorias perigosas para garantir que estejam lidando corretamente com esses materiais.
Desde que a União Européia introduziu seu programa de testes de teor de álcool em sangue, em fevereiro de 2021, os inspetores de SAFA testaram 9.000 tripulantes, geralmente como parte de uma inspeção mais ampla, mas em cerca de 10% dos casos como um processo autônomo.
A NBAA aconselhou que os inspetores da fiscalização de rampa separem os tripulantes de passageiros para que estes reservada e discretamente passem pelo teste de alcoolimetria.
Segundo Koester, o processo de inspeção está melhorando, com a EASA mostrando disposição para permitir padrões específicos para aeronaves da aviação geral. Até agora, os inspetores usaram as mesmas listas de verificação para aviões dos transportes comercial e executivo, apesar das principais diferenças em seus respectivos requisitos operacionais.
A mais recente orientação de inspeção SAFA foi incorporada a um Manual de Inspeção de Rampa – Ramp Inspection Manual, cuja nova edição é:
https://nbaa.org/wp-content/uploads/aircraft-operations/international/europe/the_ramp_inspection_manual_issue_4.pdf
O manual na nova edição explica se as normas se aplicam a aeronaves comerciais ou não-comerciais e também se são para aeronaves registradas ou não na União Européia.
Os Estados-membros que participam do programa SAFA compartilham dados sobre as inspeções e o que as inspeções revelam.
A FAA demonstrou interesse em ingressar no programa, que exigiria inspeções para os operadores do segmento PART-129 (operadores de transporte aéreo estrangeiros), mas nenhum cronograma firme para essa mudança foi confirmado. [EL] – c/ fontes